Tiroteio mata agente federal e fere seis no aeroporto de Los Angeles
O incidente motivou cenas caóticas no aeroporto, onde os embarques foram suspensos e o terminal foi desocupado. As ruas ao redor do aeroporto foram interditadas. O atirador foi baleado e detido
Por Dana Feldman
LOS ANGELES, 1 Nov (Reuters) - Um homem armado com um rifle de assalto matou um agente da Administração de Segurança dos Transportes e feriu pelo menos outras seis pessoas nesta sexta-feira em um terminal do Aeroporto Internacional de Los Angeles, nos Estados Unidos, segundo autoridades.
O incidente motivou cenas caóticas no aeroporto, onde os embarques foram suspensos e o terminal foi desocupado. As ruas ao redor do aeroporto foram interditadas. O atirador foi baleado e detido.
"Um indivíduo veio até o Terminal 3 deste aeroporto, sacou um rifle de assalto de uma sacola e começou a disparar no terminal", disse o chefe da polícia do Aeroporto de Los Angeles, Patrick Gannon, em entrevista coletiva.
A Administração da Segurança dos Transportes (TSA, na sigla em inglês) afirmou que vários agentes foram baleados, um deles fatalmente. A agência não identificou o funcionário morto.
Um porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles disse ter recebido uma pessoa que foi morta na troca de tiros, um homem com aproximadamente 40 anos que não foi identificado.
Os bombeiros de Los Angeles disseram que sete pessoas foram feridas e que seis delas estavam hospitalizadas.
A porta-voz da polícia de Los Angeles, Norma Eisemann, afirmou que um suspeito foi detido e aparentemente era o único autor dos disparos.
Três homens feridos no incidente foram levados para o Centro Médico Ronald Reagan, da UCLA, onde um estava em estado grave e os outros dois em estado regular, disse o porta-voz do hospital, Mark Wheeler.
O estado de saúde das outras vítimas e do atirador era desconhecido.
"AS PESSOAS COMEÇARAM A CORRER"
O passageiro Robert Perez contou a uma TV local que seguranças do aeroporto passaram pelo terminal gritando que havia um homem armado.
"Ouvi estouros e todos se jogaram no chão", disse Perez.
Imagens de TV mostraram pelo menos uma pessoa sendo levada para uma das várias ambulâncias no local, e os passageiros foram vistos sendo retirados. Equipes de emergência estavam montando o que parecia ser uma área de triagem no exterior do aeroporto.
Os desembarques não foram afetados pelo incidente.
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que o presidente norte-americano, Barack Obama, foi informado sobre o caso e está em contato com as autoridades da área.
Obama disse mais tarde que estava preocupado com o tiroteio.
"Estamos preocupados com isso, mas vou deixar o pessoal da segurança falar sobre o assunto diretamente", disse Obama a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, após uma reunião com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki.
(Reportagem adicional de Lisa Richwine, Tim Reid, Nichola Groom, Alex Dobuzinskis e Dan Whitcomb, em Los Angeles; de Sharon Bernstein, em Sacramento; de Eric Johnson, em Seattle; de Tim Gaynor, em Phoenix; e de Steve Holland e Roberta Rampton, em Washington)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: