HOME > Mundo

Tribunal de Hong Kong ordena liquidação da Evergrande, gigante imobiliária chinesa

Dívidas da empresa totalizam 300 bilhões de dólares

Tribunal de Hong Kong ordena liquidação da Evergrande, gigante imobiliária chinesa (Foto: REUTERS/Aly Song)

Reuters - Um tribunal de Hong Kong ordenou nesta segunda-feira (29) a liquidação da gigante imobiliária China Evergrande Group, uma medida que provavelmente causará repercussões nos mercados financeiros da China, enquanto os legisladores lutam para conter uma crise cada vez mais profunda.

A juíza Linda Chan decidiu liquidar a incorporadora mais endividada do mundo, com mais de US$ 300 bilhões em passivos totais, depois de observar que a Evergrande não foi capaz de oferecer um plano de reestruturação concreto mais de dois anos após o não pagamento de títulos e após várias audiências judiciais.

O presidente-executivo da Evergrande, Siu Shawn, disse à mídia chinesa que a empresa garantirá que os projetos de construção residencial ainda serão entregues, apesar da ordem de liquidação. A ordem não afetaria as operações das unidades onshore e offshore da Evergrande, acrescentou.

A decisão prepara o terreno para um processo que se espera ser demorado e complicado, com potenciais considerações políticas, dadas as muitas autoridades envolvidas.