HOME > Mundo

Tropas do Iraque afirmam terem libertado Mossul de extremistas do EI

Agência Sky News Arabia, citando o Ministério da Defesa do Iraque, informou que todos os bairros da cidade de Mossul foram libertados do grupo extremista Estado Islâmico; forças governamentais do Iraque retomaram o controle sobre as ruínas da mesquita histórica de Al-Nuri, onde o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, havia proclamado há 3 anos a criação do califado; "O EI já não está na posse de nenhum bairro da cidade de Mossul. Os militantes não têm outra opção senão se render. A presença do EI no Iraque acabou para sempre", disse o Ministério em um comunicado

Tropas do Iraque em Mosul, terrorismo, Estado islâmico (Foto: Paulo Emílio)

Sputnik - A agência Sky News Arabia, citando o Ministério da Defesa do Iraque, informou que todos os bairros da cidade de Mossul foram libertados do grupo extremista Estado Islâmico. 

Anteriormente o canal Alsumaria News comunicou que as forças governamentais do Iraque retomaram o controle sobre as ruínas da mesquita histórica de Al-Nuri, onde o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, havia proclamado há 3 anos a criação do califado.

"O EI já não está na posse de nenhum bairro da cidade de Mossul. Os militantes não têm outra opção senão se render. A presença do EI no Iraque acabou para sempre", indica a declaração do Ministério.

A mesquita foi recentemente explodida pelo EI frente ao avanço dos militares. Agora o canal Sky News Arabia transmite o levantamento da bandeira nacional do Iraque sobre as ruínas da mesquita.

Anteriormente foi comunicado que os militares iraquianos se preparavam para realizar uma ofensiva final contra os 200 terroristas do EI que permaneciam na cidade.