CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Tropas dos EUA se deslocam da Síria para o Iraque

Tropas dos Estados Unidos atravessaram o Iraque desde o território sírio, através da fronteira com Sahela, na província de Dohuk, no norte, disseram testemunhas da Reuters nesta segunda-feira (21).

Tropas dos EUA no Oriente Médio (Foto: Murad Sezer/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Veículos blindados transportaram tropas para o Iraque, como parte da retirada dos EUA da Síria. 

Um cinegrafista da Reuters viu mais de 100 veículos cruzando. Uma fonte de segurança curda-iraquiana também disse à Reuters que as tropas dos EUA entraram na região semi-autônoma do Curdistão no Iraque.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cerca de 30 rebocadores e blindados carregando equipamentos mais pesados ​​atravessaram, com tropas entrando em carros, acrescentou a fonte. Uma segunda fonte de segurança em Mosul também disse que as tropas dos EUA cruzaram o Iraque a partir de Sahela.  

O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse no sábado que todos os quase mil soldados que se retiram do norte da Síria devem se mudar para o oeste do Iraque para continuar a campanha contra militantes do Estado Islâmico e "para ajudar a defender o Iraque".  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na quinta-feira, a Turquia concordou, depois de negociações com o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em fazer uma pausa de cinco dias na ofensiva no nordeste da Síria para dar tempo aos combatentes curdos para se retirarem de uma região em que Ancara pretende estabelecer uma "zona segura" perto de sua fronteira com a Síria.  

A trégua também teve como objetivo aliviar uma crise desencadeada pela decisão abrupta do presidente Donald Trump neste mês de retirar todas as mil tropas americanas do norte da Síria, uma medida criticada em Washington e em outros lugares como uma traição a aliados curdos leais que lutaram por anos ao lado de tropas americanas contra Estado islâmico.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO