Trump dá volta em Bolsonaro e não põe ingresso do Brasil em reunião da Otan

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontrou-se com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, na Casa Branca, e não mencionou a promessa que fez ao presidente Jair Bolsonaro de incluir o Brasil como membro da Otan; Trump elogiou o aumento de contribuição dos demais países-membros, algo que computa como um sucesso de sua gestão; nenhuma menção ao Brasil foi feita nas declarações imprensa de Trump e Stoltenberg no Salão Oval

Trump dá volta em Bolsonaro e não põe ingresso do Brasil em reunião da Otan
Trump dá volta em Bolsonaro e não põe ingresso do Brasil em reunião da Otan

247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontrou-se com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, na Casa Branca, e não mencionou a promessa que fez ao presidente Jair Bolsonaro de incluir o Brasil como membro da Otan. 

Trump elogiou o aumento de contribuição dos demais países-membros, algo que computa como um sucesso de sua gestão. Nenhuma menção ao Brasil foi feita nas declarações imprensa de Trump e Stoltenberg no Salão Oval.

A promessa de designar o Brasil como um aliado preferencial dos Estados Unidos fora da Otan foi computada pelo Itamaraty como uma das grandes conquistas da visita do presidente Jair Bolsonaro aos EUA. O status facilita a aquisição de equipamentos e cooperação militares. Mais de uma dúzia de países, como Argentina, Egito, Tailândia, Jordânia e Tunísia já obtiveram o status de aliado preferencial fora da Otan.

No almoço privado na Casa Branca, Trump sugeriu aos brasileiros que poderia ir além e designar o País como um membro da Otan. No Rose Garden, à imprensa, ele repetiu a promessa, mas adiantou que precisaria "conversar com muita gente" para concretizá-la. A possibilidade de tornar o Brasil um membro efetivo, no entanto, é remota pelas próprias normas da aliança e por representar custos ao País.

Em troca desta promessa, Bolsonaro anunciou a entrega da Embraer, a dispensa de vistos para cidadãos dos EUA sem reciprocidade, além da cessão da base de lançamento de Alcântara. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247