Trump se enfurece com comercial e anuncia aumento de tarifas contra o Canadá
Comercial de TV foi estopim para fúria de Trump
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (25) um aumento adicional de 10% nas tarifas sobre o Canadá, “acima do que eles já pagam atualmente”, apenas dois dias após encerrar as negociações comerciais com Ottawa, informou a agência Reuters, citando postagens do republicano em sua rede social, a Truth Social.
Na sexta-feira (24), o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou que o Canadá está disposto a retomar as negociações comerciais com os EUA, apesar das recentes tensões, de acordo com a agência.
"O Canadá foi pego em flagrante colocando um anúncio fraudulento no discurso do [ex-presidente dos EUA] Ronald Reagan sobre tarifas", escreveu Trump em uma postagem. "Ronald Reagan AMAVA tarifas para fins de Segurança Nacional e Economia, mas o Canadá disse que não! O anúncio deles deveria ser retirado IMEDIATAMENTE, mas eles o deixaram no ar ontem à noite, durante a 'World Series', sabendo que era uma FRAUDE", acrescenta Trump.
Comercial de TV foi estopim
O primeiro-ministro da província canadense de Ontário, Doug Ford, disse no início da semana que o anúncio publicitário de sua administração, com mensagens antitarifárias, havia chamado a atenção de Trump. O anúncio mostrava o republicano Reagan criticando as tarifas sobre produtos estrangeiros e dizendo que elas causavam perda de empregos e guerras comerciais.
"Soube que o presidente ouviu nosso anúncio. Tenho certeza de que ele não ficou muito feliz", disse Ford, na terça-feira, conforme citado pela Reuters.
A Fundação Presidencial Ronald Reagan emitiu uma declaração na noite de quinta-feira (23) dizendo que o anúncio do governo do Ontário estava "usando áudio e vídeo seletivos" de Reagan e que a fundação estava analisando suas opções legais.



