Trump vai propor fim de tarifas comerciais entre EUA e UE

"Tenho uma ideia para eles. Tanto os EUA como a UE suprimirem todas as tarifas, restrições e subsídios. Isso seria chamado de comércio livre e justo", afirmou o presidente do EUA, Donald Trump

Trump vai propor fim de tarifas comerciais entre EUA e UE
Trump vai propor fim de tarifas comerciais entre EUA e UE (Foto: Leah Milis - Reuters)

Agência EFE - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antecipou nesta terça-feira que apresentará amanhã ao presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, uma proposta para revogar as tarifas comerciais entre as partes.

"A União Europeia vem amanhã a Washington para negociar um acordo comercial. Tenho uma ideia para eles. Tanto os EUA como a UE suprimirem todas as tarifas, restrições e subsídios. Isso seria chamado de comércio livre e justo", escreveu Trump.

No entanto, na sequência da mensagem, o presidente americano prevê que os europeus não aceitarão a proposta.

Juncker está em Washington acompanhado pela comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, para tentar diminuir as tensões diplomáticas entre a UE e o governo americano.

O presidente da CE planeja ter um diálogo construtivo com Trump, mas não pretende levar nenhuma oferta concreta de negociação.

Trump destacou na manhã de hoje a imposição de tarifas como uma estratégia eficaz em negociação e afirmou que os países afetados pela medida agora disputam para ir a Washington debater a questão.

"Os países que nos trataram injustamente em comércio durante anos estão vindo a Washington para negociar. Isso deveria ter acontecido há anos, mas, como diz a frase, melhor tarde do que nunca", disse o presidente americano.

Além dos impostos já em vigor sobre o aço e alumínio produzidos na Europa, uma medida respondida pela UE, agora os EUA ameaçam impor tarifas de 20% sobre as importações de automóveis do bloco.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247