Turquia diz que Israel pagará o preço pelos crimes contra a humanidade cometidos em Gaza
O presidente turco Erdogan acusou Israel de cometer "crimes de guerra"
247 – O Conselho de Segurança da Turquia, em uma reunião realizada nesta quarta-feira (29), declarou que Israel enfrentará consequências pelos crimes cometidos contra a humanidade na Faixa de Gaza. Este comunicado surge no contexto de críticas prolongadas da Turquia aos ataques israelenses em Gaza, pedindo um cessar-fogo imediato para discussões sobre uma solução de dois Estados, segundo reportagem da agência Sputnik.
O comunicado turco menciona que é responsabilidade da comunidade internacional interromper os ataques que visam a aniquilação de pessoas inocentes. A Turquia enfatiza a necessidade de responsabilizar Israel em tribunais internacionais, um ponto reiterado pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan em conversa com o secretário-geral da ONU, António Guterres, na terça-feira (28). Erdogan acusou Israel de cometer "crimes de guerra".
O Conselho de Segurança da Turquia afirmou que continuará tomando iniciativas para responsabilizar Israel. O comunicado turco também adverte sobre o risco de escalada de violência e suas consequências de longo alcance, se os atos não forem interrompidos.
