Turquia propõe criar órgão internacional alternativo ao Conselho de Segurança da ONU
O Conselho da ONU vem falhando em adotar resoluções de cessar-fogo na Faixa de Gaza, e a Turquia é um dos principais críticos de Israel
247 - O porta-voz presidencial turco, Fahrettin Altun, disse na segunda-feira (30) que Ancara está se preparando para criar uma nova estrutura internacional, incluindo muitos novos atores, diante da incapacidade do Conselho de Segurança das Nações Unidas e outras organizações internacionais existentes de resolver os problemas de hoje.
A Rússia vê a proposta com cautela. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, criar uma alternativa ao Conselho de Segurança da ONU exigirá o mesmo consenso que existiu durante a criação do órgão da ONU.
"Acreditamos que, como antes, o sistema da ONU, apesar de sua grande ineficiência nas questões mais vitais da agenda mundial, permanece como o único e incontestável mecanismo internacional. Em determinado momento, ele foi criado como produto de acordos muito complexos, um consenso internacional muito complexo e, claro, uma iniciativa semelhante à anunciada pelo lado turco, requer o mesmo consenso, pelo menos", disse Peskov a repórteres nesta terça-feira (31).
O Conselho da ONU vem falhando em adotar resoluções de cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde Israel conduz bombardeios incessantes contra a região governada pelo Hamas. A Turquia é um dos principais críticos das ações de Israel contra os palestinos. (Com informações da Sputnik).
