Um a cada três americanos acham Snowden patriota
De acordo com pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos, 35% dos entrevistados dizem que o ex-agente da NSA que vazou a atividade secreta do governo americano de vigilância de e-mails e ligações de americanos não deve ser processado – contra 25% a favor
247 com informações da Reuters - Um em cada três norte-americanos dizem que o ex-agente de segurança que vazou detalhes de atividade ultrassecreta de vigilância dos EUA é um patriota e não deve ser processado, de acordo com uma pesquisa da Reuters / Ipsos divulgado na quarta-feira.
Cerca de 23 por cento dos entrevistados disseram que Edward Snowden é um traidor, enquanto 31 por cento disse que ele é um patriota. Outros 46 por cento disseram que não sabiam.
Ao se apresentar ao mundo, o rapaz de 29 anos disse que se sentiu na obrigação de denunciar, mesmo a um custo pessoal, os descomunais poderes de vigilância acumulados pelo governo dos EUA. Ele acrescentou que poderia ter permanecido anônimo, mas que considerou que sua mensagem teria mais ressonância se viesse de uma fonte identificada.
"Eu nem sou traidor, nem herói. Que eu sou um americano", disse ao jornal South China Post.
Na pesquisa Reuters / Ipsos, 35 por cento dos entrevistados disseram que Snowden não deve enfrentar acusações, enquanto 25 por cento disse que ele deveria ser processado em toda a extensão da lei. Outros 40 por cento disseram que não sabiam.
Snowden disse ao jornal South China Post que ele pretende ficar em Hong Kong e luta contra qualquer tentativa de extraditá-lo para os Estados Unidos para enfrentar uma ação legal.
O governo do presidente Barack Obama não decidiu se vai indiciar Snowden por vazar segredos sobre um programa de vigilância, “cujo objetivo seria proteger o país se ameaças terroristas”. Diante da comoção mundial a respeito dos programas que rastreiam mensagens telefônicas e de internet em todo o mundo, o Departamento de Justiça investiga se o vazamento foi um crime. Snowden fugiu para Hong Kong na expectativa de escapar das acusações criminais. A presidente do comitê de inteligência do Senado, Dianne Feinstein, acusou o jovem de cometer "ato de traição" e que ele deve ser processado.
Snowden também tem sido o foco de várias campanhas de suporte on-line. A petição solicitando ao presidente Barack Obama para perdoar Snowden por quaisquer crimes que tenham cometido coletou 63 mil assinaturas no site da Casa Branca desde que foi postado por um leitor no domingo. A Casa Branca analisa e responde a qualquer petição que reúne mais de 100 mil assinaturas.
Sobre o programa de vigilância, 45 por cento dos entrevistados dizem que é aceitável em algumas circunstâncias, enquanto 37 por cento dizem que é completamente inaceitável. Apenas 6 por cento dizem que não têm objeções ao programa.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: