CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Uma carta de Faina Savenkova para Julian Assange: "quanto mais você cresce, mais você se dá conta que o mundo é injusto"

'Assange se tornou um exemplo. Ele é daqueles que não têm medo de declarar abertamente que as pessoas têm o direito de conhecer a verdade', diz a escritora de 13 anos, de Lugansk

Julian Assange e Faina Savenkova (Foto: Reuters | Wikipédia)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Originalmente publicada no Donbass Insider e reproduzida pelo The Saker. Traduzida e adaptada por Rubens Turkienicz, com exclusividade para o Brasil 247.

Carta para Julian Assange, de Faina Savenkova, escritora de 13 anos, de Lugansk - Quanto mais você cresce, mais você se dá conta que o mundo é injusto. Quando a guerra no Donbass começou, há oito anos, poucos poderiam ter imaginado que, ao invés do país pacífico da Ucrânia, as suas autoridades a tornariam miserável e destruída, com um ódio feroz dos habitantes, uns contra os outros. Mas isto ocorreu. Aquela Ucrânias – com a literatura russa, com grandes conquistas e uma atitude normal de uns para os outros – jamais será a mesma de novo. Assim como não haverá um Ocidente, que é tema de lendas: com história, liberdade e pessoas nas quais acreditar e de almejar ser como elas – músicos, atores, apresentadores, políticos ... eles são todos a mesma coisa. O próprio mundo está mudando. A televisão substitui as suas caminhadas na chuva e a internet substitui os seus livros. Por que ler [livros] quando você pode assistir um filme? Por que sequer ser alfabetizado?Basta saber como contar até 100 e marcar um X. Isso já foi feito antes. E este provavelmente é um mundo muito confortável para alguns. Porém, não para aqueles que se lembrar o que é fazer as perguntas certas. Porque fazer estas perguntas a eles pode destruir o mundo de papelão que nos encorajam a pensar que é real. Foi este o caso com Julian Assange, que se tornou um exemplo para muitos. Ele é um daqueles que não têm medo de declarar abertamente que as pessoas têm o direito de conhecer a verdade, estilhaçando a conhecida e tão familiar ilusão. Ele rompeu a brecha desta tão meticulosamente construída parede de papelão, ao custo da sua vida “normal”. Que isto não seja em vão e que outros que querem viver com a verdade possam abrir esta brecha de um horizonte ao outro. E eu seguirei tentando empurrar aquela brecha no meu horizonte no Donbass...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Boa tarde, Sr. Assange!

Eu estive pensando por um longo tempo em como começar esta carta... Ao longo dos anos, eu escrevi muitas cartas para presidentes, políticos e artistas na Europa e nos EUA. Até para o Papa. Eu fui ignorada e dispensada, com exceção dos funcionários e pequenas autoridades que me responderam com respostas formais. Mas eu continuei escrevendo e mendigando. Era tudo sobre uma única coisa: para ajudar a terminar com a guerra no Donbass e para influenciar a Ucrânia a não matar as crianças no Donetsk e Lugansk, em Makeyevka e Pervomaisk. Você poderia não ter dito coisa alguma ao mundo sobre o que os EUA estavam fazendo, e simplesmente ter ficado em silêncio e viver quieto, como fazem muitos jornalistas. Mas a verdade é necessária. E a coisa ao mesmo tempo mais fácil e mais difícil é contar a verdade às pessoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O senhor se tornou um exemplo para muitos, incluindo eu mesma. Lhe agradeço pela sua honestidade, pela sua força de vontade e por não se quebrar sob os golpes do destino. Sou-lhe grata pelo fato que o senhor foi capaz de dar força à luta contra a injustiça. Que Deus abençoe ao senhor e a sua família.

Leia outras cartas e informações de Faina Savenkova.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO