União Europeia convoca reunião extraordinária para discutir tensão no Oriente Médio

"A União Europeia desempenhará todo o seu papel na busca de uma diminuição das tensões na região", disse o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell

União Europeia
União Europeia (Foto: Yves Herman / Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik - O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, convocou nesta segunda-feira (6) uma reunião extraordinária dos ministros das Relações Exteriores para discutir os recentes eventos no Iraque e no Irã.

"A União Europeia desempenhará todo o seu papel na busca de uma diminuição das tensões na região", disse Borell. O líder da diplomacia do bloco europeu também afirmou "lamentar" a decisão do Irã de abandonar os limites do acordo nuclear e defendeu a implementação do pacto firmado por Teerã com outras potências para a "estabilidade regional e segurança global".

O encontro dos chanceleres europeus foi agendado para sexta-feira. Ele acontecerá após o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, pedir ao oficial encarregado das políticas externas e de segurança da União Europeia que convocasse uma reunião para elaborar uma linha de conduta comum.

O Parlamento iraquiano decidiu que todas as tropas estrangeiras devem abandonar o país após um ataque de drone dos Estados Unidos matar o general iraniano Qasem Soleimani em Bagdá.

O presidente estadunidense, Donald Trump, afirmou que suas tropas deixarão o Iraque apenas se Bagdá pagar por uma base aérea dos EUA instalada no país.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247