União Europeia e Reino Unido adiam separação até 31 de outubro

A primeira-ministra britânica, Theresa May, aceitou a proposta feita por seus 27 parceiros da União Europeia (UE) de prorrogar a data do Brexit para 31 de outubro, mas não descarta uma saída do bloco antes das eleições europeias. Agora o Reino Unido terá seis meses adicionais para encontrar uma solução para o impasse

União Europeia e Reino Unido adiam separação até 31 de outubro
União Europeia e Reino Unido adiam separação até 31 de outubro (Foto: REUTERS/Peter Nicholls)

247 - A primeira-ministra britânica, Theresa May, aceitou a proposta feita por seus 27 parceiros da União Europeia (UE) de prorrogar a data do Brexit para 31 de outubro, mas não descarta uma saída do bloco antes das eleições europeias. Agora o Reino Unido terá seis meses adicionais para encontrar uma solução para o impasse. 

"Esta prorrogação é tão flexível quanto se previa e mais curta do que se esperava, mas suficiente para se encontrar a melhor solução possível. Por favor, não percam o tempo", declarou o chefe do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Por seu turno, o presidente norte-americano Donald Trump lamentou que a UE seja "tão dura" com o Reino Unido.

May, que está em discussões com a oposição trabalhista para obter uma maioria parlamentar em seu país a favor do divórcio fechado, destacou que "se conseguirmos um acordo agora (...) ainda poderemos sair em 22 de maio", evitando as eleições europeias.

Com informações da AFP

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247