União Europeia estende sanções contra a Rússia por seis meses, diz o Conselho do bloco
As sanções foram introduzidas pela primeira vez em 1º de agosto de 2014 e foram renovadas a cada seis meses
TASS - O Conselho da UE emitiu uma extensão de seis meses para todas as sanções econômicas contra a Rússia até o final de janeiro de 2024, disse o Conselho em seu comunicado.
"Hoje, o Conselho decidiu prorrogar por seis meses, até 31 de janeiro de 2024, as medidas restritivas direcionadas a setores específicos da economia da Federação Russa", disse o Conselho da UE.
As sanções "atualmente consistem em um amplo espectro de medidas setoriais, incluindo restrições ao comércio, finanças, tecnologia e bens de uso duplo, indústria, transporte e bens de luxo", informou o Conselho. "Eles também cobrem: a proibição da importação ou transferência de petróleo bruto transportado por via marítima e certos produtos petrolíferos da Rússia para a UE, um cancelamento do SWIFT de vários bancos russos e a suspensão das atividades e licenças de transmissão" de vários meios de comunicação de massa russos.
As sanções foram introduzidas pela primeira vez em 1º de agosto de 2014 e foram renovadas a cada seis meses desde então, com base em alegações de que não houve progresso nos acordos do Acordo de Minsk. As sanções foram intensificadas em fevereiro de 2022, com onze novos pacotes de sanções sendo aplicados desde então.
