Unicef denuncia que 152 milhões de crianças trabalham no mundo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) denunciou nesta quarta-feira (11) que 152 milhões de crianças fazem trabalho infantil no mundo

Unicef denuncia que 152 milhões de crianças trabalham no mundo

Prensa Latina - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) denunciou nesta quarta-feira (11) que 152 milhões de crianças fazem trabalho infantil no mundo.

Quase metade deles trabalha em condições perigosas ou de exploração, disse a Organização em Colônia, Alemanha, por ocasião do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que está sendo comemorado neste 12 de junho.

O tema fará parte dos debates de mais de seis mil delegados de governos, sindicatos e entidades representativas de empregadores, participantes da Conferência Internacional do Trabalho, sediada em Genebra.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a comemoração deste dia examinará os progressos realizados nas campanhas desse órgão da ONU para combater o trabalho infantil.

Christian Schneider, diretor do Unicef ​​na Alemanha, ressaltou a importância do papel dos governos e empresas em todo o mundo, que devem ser responsáveis ​​e evitar o trabalho infantil.

A OIT diz que a maioria dos afetados vive na África (72 milhões), enquanto 62 milhões vivem na Ásia.

O Unicef ​​reconhece que o número de crianças afetadas foi reduzido em quase 100 milhões entre 2000 e 2016, mas nos últimos tempos esse declínio diminuiu.

"Não basta condenar e proibir o trabalho infantil", disse Schneider, que destacou que, para proteger as crianças "efetivamente, elas precisam melhorar suas condições de vida", acrescentando que o acesso à educação é uma ferramenta importante para alcançar esse objetivo.

A Federação Internacional Terre des Hommes, uma organização não-governamental em defesa dos direitos das crianças, aponta que mais de 70% das crianças trabalhadoras fazem isso na agricultura, seguidas do trabalho em minas, pedreiras e serviços domésticos.

O Unicef ​​classifica como trabalho infantil toda atividade para a qual os menores ainda são muito pequenos, o que ocorre em condições perigosas ou exploradoras.

Também obras que geram danos físicos ou psicológicos, bem como atividades que impedem as crianças de irem à escola, são consideradas trabalho infantil pela organização.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

247 faz apelo por debate responsável na internet

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247