Venezuela anuncia autosequestro de 955 pessoas em duas prisões
Em protesto contra atrasos nos julgamentos, familiares de presos ficam detidos voluntariamente
247 com agências - A ministra do Sistema Penitenciário da Venezuela, Iris Varela, confirmou nesta terça-feira que 955 familiares de presos de duas prisões próximas a Caracas se autosequestraram para protestar pelos atrasos em seus julgamentos. "Há 800 mulheres com 150 crianças e adolescentes e cinco homens também, que entraram no pernoite e ficaram, então podemos dizer que é uma situação de autosequestro", disse Iris ao canal estatal VTV.
O governo anunciou que não aceitará as condições por parte dos familiares porque "essa não é a maneira correta de pressionar".
Mais cedo, duas organizações defensoras dos direitos humanos informaram à Agência Efe que cerca de mil familiares de presos das prisões Yare I e Yare II estavam retidos por réus que protestam pela demora em seus julgamentos, mas esclareceram que não se tratava de um "sequestro completo".
O incidente de hoje acontece depois que, na segunda-feira, cinco presos acusados de estupros e outros atos contra menores foram assassinados em suas celas por seus companheiros em uma prisão do estado de Táchira.
O diretor da ONG Observatório Venezuelano de Prisões, Humberto Prado, informou que de 1º de janeiro até 30 de outubro de 2011 foram contabilizados 487 presos mortos nas prisões e centros de detenção do país. E desde que Chávez iniciou seu primeiro mandato, em 1999, foram 4.506 mortes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: