HOME > Mundo

Venezuela concede ajuda emergencial a Cuba

Em sua primeira visita ao exterior como chefe de Estado e de Governo de Cuba, o presidente Díaz-Canel manteve conversações de alto nível com o mandatário venezuelano, Nicolás Maduro, que autorizou envio de ajuda emergencial à ilha socialista. Relações entre ambos os países se ampliam e aprofundam

Em sua primeira visita ao exterior como chefe de Estado e de Governo de Cuba, o presidente Díaz-Canel manteve conversações de alto nível com o mandatário venezuelano, Nicolás Maduro, que autorizou envio de ajuda emergencial à ilha socialista. Relações entre ambos os países se ampliam e aprofundam (Foto: Reinaldo)

247, com Prensa Latina - O governo da Venezuela realiza nesta quinta-feira (31) ações para o envio de solidariedade ao povo cubano afetado nos últimos dias por problemas climáticos.

Na quarta-feira, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, orientou o vice-presidente executivo, Tarek El Aissami, a coordenar essas ações. Cuba foi afetada nos últimos dias por chuvas e inundações provocadas pelo temporal subtropical 'Alberto'.

"Quero solidarizar-me com o povo cubano que tem enfrentado nesta estação tormentas e chuvas". Maduro reafirmou que Cuba conta com a solidariedade venezuelana, "ativa e viva".

Os pronunciamentos foram feitos no marco do encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que realizou na quarta-feira uma frutífera visita à pátria de Simon Bolívar.

Durante um encontro no Palácio Miraflores, sede do governo, delegações encabeçadas pelos dois mandatários passaram em revista os acordos de cooperação existentes e defenderam sua ampliação a outros setores, incluindo turismo e agricultura.

Segundo o presidente de Cuba sua visita à Venezuela foi para reforçar as relações de fraternidade entre a Revolução Cubana e a Revolução Bolivariana e aprofundar a cooperação binacional, pelo bem-estar dos povos.

Díaz-Canel contou que durante a reunião com Maduro, ambos propuseram ampliar os âmbitos de colaboração e no plano econômico fazer projetos conjuntos que permitam demonstrar que no socialismo a economia pode ser mais eficiente e que é possível apoiar de maneira mais coerente a realização de programas sociais.

Em sua primeira visita ao exterior depois de eleito presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros de Cuba, em 19 de abril último, Díaz-Canel visitou o Panteão Nacional e participou em uma sessão solene da Assembleia Nacional Constituinte (ANC).

Igualmente, fez um passeio pela Praça Bolívar, em Caracas, e manteve contatos com integrantes da Missão Médica Cubana na Venezuela.

Depois da conversação com o presidente venezuelano, o presidente cubano recebeu no Palácio de Miraflores, a Ordem Libertadores em sua primeira classe.

Em seguida, visitou o Quartel da Montanha, onde depositou uma rosa branca na tumba do Comandante Hugo Chávez, líder da Revolução Bolivariana e impulsionador da política solidária entre os povos da América Latina e do Caribe.