HOME > Mundo

Venezuela deixará de usar cartões Visa, Mastercard e Maestro

Banco Central da Venezuela e a Superintendência das Instituições Bancárias do país anunciaram que os bancos devem desenvolver um sistema de operações financeiras próprio e renunciar aos acordos com os sistemas VISA, MasterCard e Maestro; até 30 de novembro devem ser paralisadas as operações com cartões de débito destes sistemas e, até 30 de janeiro do próximo ano as operações com cartões de crédito

Venezuela deixará de usar cartões Visa, Mastercard e Maestro (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Sputnik - O Banco Central da Venezuela e a Superintendência das Instituições Bancárias do país (SUDEBAN, na sigla em espanhol) anunciaram que os bancos devem desenvolver um sistema de operações financeiras próprio e renunciar aos acordos com os sistemas VISA, MasterCard e Maestro até 30 de janeiro próximo.

Segundo o portal Banca y Negocios, até 30 de novembro devem ser paradas as operações com cartões de débito destes sistemas e, até 30 de janeiro do próximo ano, – as operações com cartões de crédito.

A SUDEBAN encarregou as instituições bancárias do país de criar um sistema de pagamentos independente, levando em consideração as recentes sanções dos EUA e as novas ameaças. Os bancos devem desenvolver um sistema soberano de processamento de operações bancárias usando a identificação biométrica dos clientes.

No entanto, especialistas interrogados pelo portal Banca y Negocios consideram que a criação deste tipo de sistema em um prazo tão curto é pouco provável.

Antes, o presidente venezuelano Nicolas Maduro declarou que o país ficaria livre do dólar, embora as autoridades venezuelanas pouco tempo antes tivessem praticamente legalizado a circulação do dólar.

De fato, a dolarização da economia da Venezuela tem continuado nos últimos meses – desde a permissão oficial de uso da moeda estrangeira.