HOME > Mundo

Venezuela em transe saberá viver sem Chávez?

Festa de réveillon no país vizinho é cancelada; presidente Hugo Chávez passa por "novas complicações" pós-cirúrgicas; presença do vice Nicolás Maduro em Havana, onde "comandante" está internado, indica gravidade do quadro; país vizinho tem vigílias cívicas em todo o seu território; ausência de Chávez mexerá profundamente com quadro político na América Latina

Venezuela em transe saberá viver sem Chávez?
Marco Damiani avatar
Conteúdo postado por:

247 – A Venezuela está em transe por Hugo Chávez. Com milhões de pessoas, em todo o país, em vigília religiosa pela saúde do presidente, o estado dele em Havana é considerado muito delicado, em razão de "novas complicações" pós-cirúrgicas. O vice-presidente Nicolás Maduro viajou para a capital cubana na sexta-feira 28, para acompanhar a evolução do quadro. Ele conversou com Chávez no domingo 30, externando em seguida que a situação do "comandante" é difícil.

Aos 58 anos, Chávez foi submetido no dia 11 de dezembro a nova operação para a retirada de tumores. Não há informações claras sobre onde eles se localizam.

No campo político, o presidente preparou-se para a sua ausência do poder, nomeando Maduro, um político de centro, como seu herdeiro político. Mas isso pode não ser suficiente para manter o país em calma. A vida política de Chávez é marcada pelo estabelecimento de tensões internas. Ele obteve o controle do exército mas, em contrapartida, sempre enfrentou resistências entre a influente classe média. A população mais pobre, conquistada por suas políticas assistencialistas, forma a base social do chavismo. Uma das incógnitas nas projeções sobre a falta do presidente é sobre como essa massa irá se comportar seu seu líder carismástico.

Na América Latina, a falta de Chávez irá provocar intensas repercussões, uma vez que ele é um dos principais pilares de apoio de governos como o da Argentina, Equador e Bolívia. A Venezuela tem hoje no Brasil um de seus principais parceiros comerciais.

"Estas complicações estão sendo atendidas em um processo não isento de riscos", completou o vice-presidente, em tom solene, em um discurso transmitido em rede obrigatória de rádio e televisão.

Maduro explicou que o estado de saúde de Chávez "continua sendo delicado", mas elogiou a "fortaleza física e espiritual do comandante" para "enfrentar esta difícil situação".

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...