CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Venezuela reafirma sua soberania sobre região em disputa com Guiana

O chanceler venezuelano Jorge Arreaza disse que seu país defenderá o que considera direitos legítimos sobre a região de Esequibo, em disputa com a Guiana

Jorge Arreaza, chanceler da Venezuela (Foto: REUTERS/Manaure Quintero)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, anunciou nesta sexta-feira (15), por meio de sua conta oficial no Twitter, uma reunião com o Encarregado de Negócios da República Cooperativa da Guiana.

“Hoje convocamos o Encarregado de Negócios da República Cooperativa da Guiana. Ratificamos que a Venezuela defenderá seus legítimos direitos sobre a Guiana Esequiba”, afirmou o Ministro das Relações Exteriores em sua mensagem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao mesmo tempo, Jorge Arreaza ratificou que a Venezuela defenderá seus legítimos direitos sobre a região do Essequibo, na Guiana, e “não admitirá a ingerência de terceiros, sejam eles Estados ou empresas, na disputa territorial”.

Recentemente, os Estados Unidos e a Guiana firmaram um acordo de cooperação em matéria de defesa, logo após a denúncia feita pelo governo venezuelano de exercícios militares entre os dois governos em águas jurisdicionais próximas ao país sul-americano, que ameaçam a paz da região. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 18 de dezembro, o Governo Bolivariano rejeitou a decisão da Corte sobre sua competência no caso e considerou ilegítimo o reconhecimento da Sentença Arbitral de 1899 com a qual foi despojado de 159 mil quilômetros quadrados de territórios a oeste do rio Essequibo, informa a Telesul.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO