CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Venezuela transfere ao Azerbaijão presidência do Movimento de Países Não Alinhados

A 18ª Conferência do Movimento dos Países Não Alinhados se realiza nos próximos dias 25 e 26. Na ocasião, o presidente Nicolás Maduro transfere ao Azerbaijão, sede da Cúpula, a coordenação do órgão multilateral para o período 2019-2022

Movimento de Países Não Alinhados (Foto: Telesur)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Governo da Venezuela transferirá a presidência pro tempore do Movimento Não-Alinhado para a República do Azerbaijão, durante a 18ª Cúpula da organização multilateral a ser realizada na cidade de Baku, na sexta-feira (25) e sábado (26), informa a Telesur

Maduro recebeu a presidência do Movimento dos Não Alinhados do presidente do Irã, Hasan Rohani, em uma cúpula realizada em 2016 na Ilha Margarida, Venezuela. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A 18ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Movimento dos Países Não Alinhados, que será precedida de reuniões de altos funcionários e ministros na capital do Azerbaijão, terá o lema: “Defendendo os Princípios de Bandung para garantir uma resposta adequada e concertada aos desafios do mundo contemporâneo ”.  

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela fez um balanço da presidência pro tempore do fórum internacional que recebeu em 2016, durante a 17ª Cúpula, e chamou o período de "bem-sucedido".  "A Venezuela não só conseguiu manter o Movimento dos Países Não Alinhados vivo, mas também revitalizá-lo e iniciar uma nova etapa", disse o ministro das Relações Exteriores Jorge Arreaza, no âmbito de uma reunião ministerial do Gabinete de Coordenação da organização.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele lembrou que, em setembro de 2016, a República Bolivariana da Venezuela recebeu do chefe de Estado do Irã, Hasan Rohaní, a presidência pro tempore do Movimento.  

Na 17ª Cúpula, em 2016, o presidente Maduro agradeceu o apoio unânime dos 120 países membros do Movimento dos Países Não Alinhados e garantiu que a Venezuela usaria a presidência no período 2016-2019 com firmeza e lealdade pela causa de seus povos.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A organização foi criada em setembro de 1961 e atualmente é composta por 120 países que representam os interesses e prioridades das nações em desenvolvimento em vários continentes.   

A brasileira Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz, participa do evento como convidada da direção do Movimento dos Países Não Alinhados, e fará um pronunciamento sobre a relação do movimento com a luta pelos direitos dos povos e a paz mundial.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em entrevista ao Brasil 247, Socorro Gomes destaca a "atitude positiva do Movimento dos Países Não Alinhados ao compartilhar opiniões e sentimentos e realizar ações comuns com organizações representativas das lutas dos povos pela paz mundial e empenhadas na solidariedade com todos os que enfrentam ameaças e agressões, como é o Conselho Mundial da Paz".   

A presidenta do CMP fala da importância deste movimento, que reúne 120 Estados Nacionais, "a mais numerosa organização de Estados independentes do mundo, que desde suas origens se soma ao empenho pela realização das aspirações dos povos vítimas da opressão e espoliação geradas pelo colonialismo e o neocolonialismo".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO