Vice-chanceler de ultradireita da Áustria renuncia sob suspeitas de corrupção
A sombra da corrupção explodiu a carreira política do líder ultradireitista e vice-chanceler austríaco, Heinz-Christian Strache. A publicação na sexta-feira de um vídeo de 2017 em que ele supostamente oferece a possibilidade de conseguir contratos públicos para uma oligarca russa em troca de apoio eleitoral, levou Strache a apresentar sua renúncia do cargo
247 - A sombra da corrupção explodiu a carreira política do líder ultradireitista e vice-chanceler austríaco, Heinz-Christian Strache. A publicação na sexta-feira de um vídeo de 2017 em que ele supostamente oferece a possibilidade de conseguir contratos públicos para uma oligarca russa em troca de apoio eleitoral, levou Strache a apresentar sua renúncia do cargo e da direção do partido, e abriu uma grave crise no Governo apenas um ano e meio após a formação da coalizão entre os conservadores do chanceler, Sebastian Kurz, e a extrema direita do FPÖ. A reportagem é do Portal El País.
O impacto das imagens, reveladas na sexta-feira – a uma semana das eleições europeias – pela revista alemã Der Spiegel e o jornal Süddeutsche Zeitung, foi tamanho que Kurz convocou na própria sexta um gabinete de crise. A oposição austríaca pediu a renúncia imediata do vice-chanceler.
O escândalo colocou a coalizão de Governo à beira da ruptura e a imprensa austríaca já previa eleições antecipadas. Em uma entrevista coletiva pouco depois do meio-dia (7h de Brasília), Strache negou qualquer irregularidade e ação ilegal e denunciou ser vítima de uma campanha de difamação com a gravação de um "vídeo ilegal". O dirigente pediu desculpas pelo escândalo e anunciou medidas legais contra os possíveis autores do vídeo. Também frisou que com sua renúncia pretende evitar "que o Governo caia". Por isso, apresentou a renúncia, que foi aceita por Kurz.
O vídeo foi gravado no verão europeu de 2017 em uma casa de Ibiza e mostra Strache com uma mulher que diz ser a sobrinha de um oligarca russo e se declara disposta a investir importantes somas de dinheiro na Áustria
