Vítimas da repressão no Chile fazem novas acusações a Piñera
As vítimas da repressão policial no Chile que foram afetadas nos olhos, muitas das quais ficaram cegas, apresentarão queixa-crime contra o presidente Sebastián Piñera, acusado de ser o responsável direto pelas violações dos direitos humanos
Prensa Latina - O presidente do Chile, Sebasián Piñera, é acusado de ser o responsável direto pelas violações dos direitos humanos, inclusive por cegar pessoas que foram atingidas por projéteis disparados por forças repressivas.
Marta Valdés, porta-voz da Coordenadora de Vítimas de Traumas Oculares, recentemente criada, disse em declarações à imprensa que seu objetivo é fazer justiça e que as causas de lesões oculares graves não ficarão impunes, acusando o presidente Piñera de ser o responsável por esses ferimentos graves.
As pessoas que sofreram ferimentos nos olhos devido à repressão policial se manifestaram nesta quinta-feira (28) diante do Palácio La Moneda para exigir que cesse a repressão policial contra as manifestações e a prática de atacar manifestantes com balas de borracha no rosto.
Em seu relatório mais recente, o Instituto Nacional de Direitos Humanos relatou que 232 pessoas sofreram lesões oculares desde 18 de outubro, quando mobilizações sociais sem precedentes começaram no Chile contra o neoliberalismo e as desigualdades sociais.