Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção horas antes do tsunami na Indonésia (VÍDEO)

O vulcão Anak Krakatoa, localizado no Estreito de Sunda, experimentou um aumento na atividade desde junho passado; em 22 de dezembro, este gigante do fogo entrou em erupção e é presumível que seja o principal responsável pelo tsunami que atingiu as ilhas de Java e Sumatra na noite do mesmo dia

Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção horas antes do tsunami na Indonésia (VÍDEO)
Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção horas antes do tsunami na Indonésia (VÍDEO) (Foto: Stringer/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik Brasil - O vulcão Anak Krakatoa, localizado no Estreito de Sunda, experimentou um aumento na atividade desde junho passado. Em 22 de dezembro, este gigante do fogo entrou em erupção e é presumível que seja o principal responsável pelo tsunami que atingiu as ilhas de Java e Sumatra na noite do mesmo dia.

De acordo com o porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, a catástrofe poderia ter sido causada pela combinação de deslizamentos de terra debaixo de água como consequência do fenômeno vulcânico e da "maré alta da Lua Cheia".

A unidade de conservação florestal das ilhas Krakatoa registrou em vídeo o momento exato da saída de uma coluna de cinza vulcânica negra, com mais de 1.500 metros de altura, e a queda de material incandescente.

Segundo um relatório oficial citado pela organização, a erupção do vulcão Anak Krakatau durou aproximadamente cinco minutos. Nesse momento, o vento e a ondulação eram fracos.

Número de mortos já chega a 222

 
 
 
View this post on Instagram

 

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247