Xi e Macron consideram princípio de dois Estados como a única forma de resolver o conflito Palestina-Israel

Os líderes acreditam que evitar uma maior deterioração da situação entre Israel e Palestina é primordial

Macron e Xi Jinping
Macron e Xi Jinping (Foto: Xinhua)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - O presidente chinês Xi Jinping e o presidente francês Emmanuel Macron discutiram em uma conversa telefônica o conflito Palestina-Israel e concordaram que o princípio de dois estados é a única solução para a situação, informou a China Central Television (CCTV) na segunda-feira.

Os líderes acreditam que evitar uma maior deterioração da situação entre Israel e Palestina é primordial, e a solução fundamental para o conflito israelense-palestino é implementar um princípio de dois estados, relatou a emissora.

continua após o anúncio

Xi e Macron concordaram em continuar a cooperação em questões internacionais e regionais de interesse mútuo, para contribuir para a manutenção da paz e estabilidade no mundo, relatou a emissora.

Xi também disse que Pequim estava pronta para fortalecer sua cooperação com Paris, inclusive no formato da ONU.

continua após o anúncio

"A China está pronta para fortalecer sua cooperação com a França no formato da ONU, bem como por meio de outros mecanismos internacionais", o líder chinês foi citado dizendo pela CCTV.

Xi expressou sua esperança de que a França "desempenhe um papel construtivo na promoção do desenvolvimento positivo das relações entre a China e a UE". Ele também disse que espera que Paris forneça um ambiente justo e não discriminatório para empresas chinesas que investem na França.

continua após o anúncio

"Convidamos mais empresas francesas a investir na China. Esperamos que o lado francês forneça um ambiente de negócios justo e não discriminatório para empresas chinesas que investem na França", Xi foi citado dizendo pela CCTV.

Macron, por sua parte, disse que a França estava pronta para facilitar o desenvolvimento da parceria estratégica entre a China e a União Europeia.

continua após o anúncio

"O lado francês está pronto para facilitar o desenvolvimento de uma parceria estratégica abrangente entre a União Europeia e a China baseada no respeito mútuo e cooperação mutuamente benéfica", a CCTV citou o presidente francês dizendo.

A discussão sobre a solução para o conflito israelense-palestino ocorre enquanto uma delegação de diplomatas de alto escalão da Autoridade Palestina, Indonésia, Egito, Arábia Saudita e Jordânia se reúne em Pequim para discutir maneiras de pôr fim a ele.

continua após o anúncio

Em 7 de outubro, o Hamas lançou um ataque surpresa em larga escala com foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza e violou a fronteira, matando e sequestrando pessoas em comunidades israelenses vizinhas. Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou um bloqueio completo da Faixa de Gaza, cortando o fornecimento de água, alimentos e combustível. Em 27 de outubro, Israel lançou uma grande incursão terrestre dentro da Faixa de Gaza com o objetivo declarado de eliminar combatentes do Hamas e resgatar os reféns.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247