Xi Jinping: ‘China e os Estados Unidos podem e devem coexistir pacificamente’
O líder chinês enfatizou a grande responsabilidade que ambos os países têm para a paz mundial
RT — O povo dos Estados Unidos e da China construíram uma história compartilhada e uma amizade "profunda", expressou o presidente chinês, Xi Jinping, em uma carta em resposta a dois veteranos americanos dos Tigres Voadores, que lutaram pela China durante a Segunda Guerra Mundial. O político afirmou que ambos os estados devem se respeitar mutuamente e buscar uma cooperação frutífera.
Ele lembrou que ambas as nações lutaram no passado contra um inimigo comum: o Japão. "Olhando para o futuro, China e os Estados Unidos, como dois grandes países, têm uma responsabilidade ainda maior pela paz, estabilidade e desenvolvimento do mundo", escreveu Xi.
Os Estados Unidos e a China "podem e devem buscar o respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação mutuamente benéfica", afirmou.
Nos últimos meses, várias reuniões entre autoridades de ambos os países foram realizadas para reduzir as tensões na relação. Em junho, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, visitou a China, e em julho, a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, fez o mesmo. Também em julho, o Enviado Especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, visitou Pequim.
"O mundo precisa de uma relação estável e saudável entre a China e os Estados Unidos", declarou recentemente o Vice-Presidente Chinês Han Zheng.
O Grupo de Voluntários Americanos, conhecido como os Tigres Voadores, foi um grupo de combate composto por ex-pilotos americanos contratados pela República Popular da China para lutar contra o Japão entre 1941 e 1942.
