CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Xi Jinping destaca na ONU luta pela igualdade de gênero e pelo desenvolvimento das mulheres

O presidente chinês Xi Jinping destacou na última quinta-feira as "extraordinárias conquistas" que as mulheres têm feito na sociedade e os desafios que elas enfrentam globalmente, pedindo medidas para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento das mulheres em todo o mundo

Videoconferência da ONU aborda luta pela igualdade de gênero (Foto: Xinhua)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da China, Xi Jinping, participou por videoconferência em uma reunião da ONU em que se discutiu sobre a contribuição e o desenvolvimento das mulheres. 

A agência noticiosa Xinhua informa que foi uma reunião multilateral de "alto nível", convocada para marcar o 25º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As mulheres são criadoras da civilização humana e impulsionadoras do progresso social, e fizeram realizações extraordinárias em todos os campos de atuação, disse Xi.

Na atual luta contra a Covid-19, as trabalhadoras médicas e de controle epidêmico, pesquisadoras, trabalhadoras comunitárias e voluntárias em todo o mundo, enfrentando o perigo e trabalhando 24 horas por dia, lutaram na linha de frente da batalha, disse Xi.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Com sua dedicação e engenhosidade, elas escreveram fatos épicos e heroicos salvando as pessoas e protegendo vidas", observou. "Elas merecem verdadeiramente a nossa admiração."

Na China, no auge da batalha contra a Covid-19, muitas trabalhadoras médicas, precisamente dezenas de milhares, desafiaram corajosamente o vírus colocando suas próprias vidas em perigo, assinalou Xi.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dois terços dos mais de 40 mil trabalhadores da saúde enviados de toda a China para a Província de Hubei, a mais atingida no auge da batalha contra a Covid-19, eram mulheres, disse o presidente chinês.

"Sua coragem e trabalho duradouro têm mostrado o melhor da profissão médica", assinalou Xi, acrescentando que "sua dedicação e sacrifício têm mantido a nação inatacta nos tempos difíceis."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante os últimos 25 anos, a forte mensagem da 4ª Conferência Mundial sobre as Mulheres realizada em Beijing desencadeou muitas mudanças positivas, disse Xi.

O status social das mulheres é mais alto de forma notável, e crescentemente, as mulheres estão desempenhando um papel importante de "suportar metade do céu", disse Xi, acrescentando que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres são agora importantes objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele destacou que a disseminação da Covid-19 em todo o mundo teve um grande impacto na economia, no emprego e na vida da população, e trouxe maiores desafios às mulheres.

"Tanto durante a contenção da Covid-19 quanto durante a promoção da recuperação econômica e social pós-Covid, é particularmente importante atender às necessidades especiais das mulheres", disse Xi, pedindo esforços para divulgar a Declaração e Plataforma para Ação de Beijing.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para esse fim, Xi apresentou quatro propostas para promover os direitos e interesses das mulheres.

"Primeiro, precisamos minimizar o impacto da Covid-19 nas mulheres", disse Xi, pedindo atenção especial às necessidades de saúde, sociais e psicológicas e ao ambiente de trabalho das trabalhadoras médicas na linha de frente.

"Devemos colocar a proteção dos direitos e interesses das mulheres e meninas na agenda de saúde pública e recuperação econômica", disse ele, pedindo a necessidade de combater as violações de direitos e interesses das mulheres.

"Devemos melhorar os serviços sociais, com a prioridade dada a grupos especiais como mulheres grávidas e pós-natais e crianças", assinalou.

Xi disse que atenção especial deve ser dada às mulheres em dificuldade como aquelas vivendo na pobreza, idosas ou portadoras de deficiência, e esforços devem ser feitos para aumentar os benefícios para as mulheres, lidar com suas preocupações, e render resultados para seu bem-estar.

"Segundo, precisamos nos esforçar pela igualdade de gênero genuína", disse Xi. "A proteção dos direitos e interesses das mulheres deve se tornar um compromisso a nível nacional."

"À medida que buscamos a recuperação pós-Covid, podemos criar novas oportunidades para que as mulheres participem da tomada de decisões e estejam mais envolvidas na governança nacional, econômica, cultural e social", disse Xi.

Ele ressaltou a importância de aproveitar plenamente o papel do governo e mobilizar todas as partes envolvidas para apoiar as mulheres e ajudá-las a viver plenamente suas vidas.

"Terceiro, devemos garantir que as mulheres avancem na vanguarda dos tempos", disse Xi, pedindo esforços para proteger os direitos e interesses da mulheres e melhorar suas vidas, garantindo que o desenvolvimento das mulheres acompanhe o desenvolvimento econômico e social.

Um ambiente de apoio deve ser criado, no qual as mulheres são motivadas, sua criatividade é lançada ao máximo, e elas se sintam verdadeiramente satisfeitas, felizes e seguras, observou Xi, destacando o papel do governo para ser plenamente alavancado a mobilizar todos os membros a apoiar as mulheres e ajudá-las a viver o máximo das suas vidas.

"Quarto, devemos promover a cooperação global no avanço do desenvolvimento das mulheres", disse Xi, prometendo que a China apoia a Organização das Nações Unidas (ONU) em tornar o desenvolvimento das mulheres uma prioridade.

O presidente chinês disse que mais deve ser feito para eliminar a violência, discriminação, pobreza e outros problemas e lidar com os novos desafios como a divisão digital do gênero, a fim de tornar as metas relacionadas às mulheres resultados da colheita antecipada de sua Agenda 2030.

A igualdade entre homens e mulheres é uma política básica de Estado na China, disse Xi, acrescentando que a China colocou em prática um sistema legal composto por mais de 100 leis e regulamentos para proteger plenamente os direitos e interesses das mulheres.

Ele acrescentou que a diferença de gênero na educação obrigatória da China foi eliminada no geral. As mulheres representam mais de 40% da força de trabalho da China.

Há cinco anos, Xi propôs uma reunião global de líderes sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Agora, as propostas que ele apresentou na reunião para o avanço da cooperação global na causa foram totalmente implementadas.

Ao prometer que a China está disposta a fazer ainda mais para apoiar a causa global do desenvolvimento das mulheres, ele sugeriu a convocação de outra reunião dos líderes globais em 2025 sobre a igualdade do gênero e o empoderamento das mulheres.

"Nós ainda temos um longo caminho a seguir e precisamos trabalhar realmente duro para construir um mundo onde as mulheres estão livres da discriminação assim como uma sociedade de desenvolvimento inclusivo", disse Xi.

"Vamos trabalhar em conjunto e redobrar os esforços para promover a igualdade de gênero e avançar na causa global do desenvolvimento das mulheres", assinalou o presidente chinês.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO