CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Xi Jinping e primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, se reúnem em Moscou

Na manhã de 21 de março, horário local, o presidente Xi Jinping se reuniu com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, na Casa do Governo da Federação Russa

O presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin (Foto: Xinhua)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na manhã de 21 de março, horário local, o presidente Xi Jinping se reuniu com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, na Casa do Governo da Federação Russa.

O presidente Xi Jinping observou que a China e a Rússia são os maiores vizinhos um do outro e parceiros estratégicos abrangentes de coordenação. O crescimento sólido e constante dos laços bilaterais é consistente com a lógica histórica de nosso relacionamento e os interesses fundamentais de nossos povos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na China, o 20º Congresso Nacional do PCC foi realizado com sucesso. Novos dirigentes das instituições estatais foram eleitos nas recentes “duas sessões”. O PCCh, todo o país e o povo chinês estão mais unidos do que nunca e avançando em todas as frentes ao longo do caminho chinês para a modernização. 

O novo governo chinês valoriza profundamente a parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia e está pronto para trabalhar com o lado russo por meio de canais de intercâmbio institucionalizados, como o mecanismo de reuniões regulares entre o primeiro-ministro chinês e o primeiro-ministro russo para alcançar novos objetivos e alcançar novos resultados na cooperação bilateral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente Xi Jinping enfatizou que, desde o ano passado, a cooperação prática geral entre a China e a Rússia manteve um sólido ímpeto de crescimento em meio ao complexo ambiente externo. 

A China continua sendo o maior parceiro comercial da Rússia por 13 anos consecutivos. Nossa cooperação energética tem se aprofundado continuamente, progressos sólidos foram feitos em grandes projetos estratégicos e o aumento dos intercâmbios interpessoais, culturais e subnacionais nos aproximou ainda mais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É importante que ambos os lados trabalhem juntos para ampliar e melhorar a qualidade de nossa cooperação econômica e comercial, promover a liberalização e facilitação do comércio e do investimento e manter as cadeias industriais e de suprimentos seguras e estáveis. 

Os dois lados podem alavancar totalmente o papel dos principais projetos de conectividade para estimular o crescimento, salvaguardar conjuntamente nossa segurança energética e expandir o intercâmbio econômico e comercial bilateral. Podemos aumentar a cooperação em pesquisa científica e inovação e promover o progresso sustentado em nossa cooperação. Precisamos trabalhar para o sucesso contínuo dos anos de intercâmbio esportivo sino-russo em 2022 e 2023 com mais atividades a serem realizadas de forma bem planejada. A China atribui grande importância à busca de sinergia entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e a União Econômica da Eurásia (EAEU) e está pronta para trabalhar com a Rússia e outros estados membros da EAEU para implementar totalmente o Acordo de Cooperação Econômica e Comercial entre a China e a EAEU e aprofundar cooperação regional a um nível superior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O primeiro-ministro Mishustin disse que conduziu quase todos os membros importantes do gabinete do governo russo à reunião com o presidente Xi hoje para receber calorosamente o presidente Xi em sua visita de estado à Rússia. O presidente Xi escolheu a Rússia como o primeiro país a visitar após sua reeleição, o que carrega um significado extraordinário e reflete plenamente o quão especiais são as relações Rússia-China na nova era. O crescimento das relações Rússia-China está no nível mais alto da história, o que é propício para melhor defender o multilateralismo e promover um mundo multipolar na atual situação internacional. O mecanismo de reuniões regulares entre o primeiro-ministro chinês e o primeiro-ministro russo é único no mundo. 

A Rússia espera ter estreita coordenação e cooperação com o novo governo chinês, implementando com seriedade os entendimentos comuns alcançados pelos dois chefes de estado e fortalecendo a parceria estratégica abrangente de coordenação entre os dois países. A Rússia está disposta a intensificar a cooperação com a China em investimento e comércio, energia, gás natural, uso pacífico de energia nuclear, aviação e aeroespacial, inovação científica e tecnológica, transporte e logística transfronteiriça e fortalecer a comunicação e a cooperação em questões como a segurança das cadeias de abastecimento e industriais e a segurança alimentar. Ele expressou esperança de que os dois lados aprimorem ainda mais os intercâmbios e a cooperação entre as pessoas em áreas como cultura, juventude e esportes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cai Qi, Wang Yi, Qin Gang e sete vice-primeiros-ministros da Federação Russa, entre outros, estiveram presentes na reunião.

Leia também a matéria da Rádio Internacional da China sobre o encontro:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Rádio Internacional da China - O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, na manhã desta terça-feira (21), horário local, na sede do governo federal da Rússia.

Na reunião, o líder chinês afirmou que manter o desenvolvimento saudável e estável das relações sino-russas está em conformidade com a lógica histórica do intercâmbio bilateral e os interesses fundamentais dos dois povos.

O governo chinês atribui importância ao avanço da parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia e está disposto a institucionalizar canais de intercâmbio com o lado russo, por meio de reuniões regulares entre os primeiros-ministros dos dois governos, para concretizar novos objetivos de cooperação entre os países e alcançar mais resultados.

Xi Jinping salientou que, desde o ano passado, diante o ambiente externo complexo, a cooperação pragmática abrangente China-Rússia manteve um bom impulso para mais progressos.

Os dois lados devem promover a cooperação econômica e comercial quantitativa e qualitativa, impulsionar a liberalização e a facilitação do comércio e do investimento, além de manter a segurança e estabilidade da cadeia industrial e de suprimentos.

Também é necessário salvaguardar conjuntamente a segurança energética dos dois países, expandir os intercâmbios econômicos e comerciais bilaterais, fortalecer as trocas em pesquisa científica e inovação e promover o desenvolvimento sustentável da cooperação bilateral.

A China valoriza a conexão e colaboração entre a construção conjunta do Cinturão e Rota e a União Econômica da Eurásia e está disposta a trabalhar com o governo russo e outros países da aliança, para realizar uma cooperação regional mais profunda e de nível superior, acrescentou o líder chinês.

Mikhail Mishustin deu calorosas boas-vindas ao presidente chinês e enfatizou que o desenvolvimento das relações China-Rússia está no nível mais alto da história, o que é propício para maior proteção do multilateralismo e promover a multipolarização mundial sob a atual situação internacional.

A Rússia espera uma estreita coordenação e cooperação com o governo chinês, para implementar seriamente o consenso alcançado pelos dois líderes e fortalecer a parceria estratégica abrangente de coordenação entre as nações.

O primeiro-ministro afirmou que o lado russo está disposto a fortalecer as cooperações com a China nas áreas de investimento e comércio, energia, gás natural, uso pacífico da energia nuclear, aeroespacial, inovação científica e tecnológica, transporte e logística transfronteiriços, além de intensificar a comunicação e a colaboração em questões de segurança da cadeia industrial e de suprimentos e na área alimentar. Espera-se que as duas partes reforcem ainda mais os intercâmbios e as cooperações também nos campos da cultura, da juventude e do desporto.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO