HOME > Mundo

Xi Jinping e Rei do Camboja trocam felicitações pelo 65º aniversário das relações diplomáticas

Norodom Sihamoni declarou que o Camboja está disposto a aprofundar a cooperação com a China em diversas áreas

Xi Jinping (Foto: Mídia chinesa)

Rádio Internacional da China - Em 19 de julho, o presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma mensagem de felicitações ao Rei do Camboja, Norodom Sihamoni, em comemoração ao 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Xi Jinping afirmou que, ao longo dos últimos 65 anos, as relações sino-cambojanas resistiram a testes diante das vicissitudes da conjuntura internacional, permanecendo firmes e duradouras. No início deste ano, os dois líderes tiveram um encontro caloroso em Beijing e trocaram correspondências várias vezes, liderando juntos a construção de uma comunidade China-Camboja de futuro compartilhado, em uma nova era “de alta qualidade, alto nível e alto padrão”. Xi Jinping ratificou que confere grande importância ao desenvolvimento das relações sino-cambojanas e está disposto a trabalhar em conjunto com o Rei Norodom Sihamoni para impulsionar a amizade entre os Estados, e alcançar mais resultados frutíferos, trazendo benefícios concretos para ambos os povos.

Por sua vez, Norodom Sihamoni declarou que o Camboja está disposto a aprofundar a cooperação com a China em diversas áreas, em benefício de ambos os países e seus povos, promovendo a paz, a estabilidade e a prosperidade regional e global.

No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e seu homônimo cambojano, Hun Sen, também trocaram mensagens de felicitações.