TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Zelaya poderá voltar a Honduras

    Com o acordo, o pas poderia ser reintegrado Organizao dos Estados Americanos

    O presidente de Honduras, Porfírio Lobo, assinou hoje o Acordo de Cartagena das Índias, que estabelece as condições para a readmissão do país centro-americano à Organização dos Estados Americanos (OEA) e permite o retorno a Honduras do ex-presidente José Manuel Zelaya, informou a presidência hondurenha.

    Além de informar a assinatura do documento, a presidência tornou público o texto do acordo, que será rubricado ainda hoje em cerimônia oficial na cidade colombiana de Cartagena. Zelaya confirmou que voltará a Honduras em 28 de maio.

    Em seguida, Lobo viajará a Manágua, na Nicarágua, onde terá reuniões com os presidentes da Nicarágua, Daniel Ortega, de El Salvador, Mauricio Funes, e da Guatemala, Alvaro Colom, com os quais discutirá temas regionais como a segurança e também a volta de Honduras à OEA.

    Na assinatura em Cartagena, foi anunciado o auxílio dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, os quais impulsionaram desde abril o processo de medição para resolver a crise política hondurenha, que começou após Zelaya ser derrubado por um golpe de Estado em junho de 2009.

    Um comunicado da presidência hondurenha afirma que "com a assinatura deste acordo, o presidente (Lobo) cumpre com o mandato expressado pelo povo nas urnas em novembro de 2009, no sentido de obter a unidade e a reconciliação nacionais, para que vivamos em paz e tranquilidade".

    O chamado Acordo de Cartagena também será assinado pelo chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, pela chanceler da Colômbia, María Holguín, e pelo presidente colombiano Santos como testemunha. A decisão de assinar o acordo foi tomada na noite de ontem, após quatro dias de intensas negociações.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: