HOME > Mundo

Zelensky decreta novas sanções contra personalidades russas

Sanções prevêem bloqueio de contas, suspensão de passivos financeiros, proibição de entrada na Ucrânia, retirada de prêmios estatais ucranianos, entre outros

Zelensky decreta novas sanções contra personalidades russas (Foto: Gabinete de Imprensa Presidencial da Ucrânia)

TASS - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decretou o cumprimento da resolução do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia sobre a imposição de sanções a 198 indivíduos, incluindo o diretor de cinema russo Andrei Konchalovsky, a apresentadora de TV Angelina Vovk, o ex-embaixador da República Popular de Lugansk na Rússia Rodion Miroshnik e vários de jornalistas russos.

“De acordo com o artigo 107 da constituição ucraniana, eu decreto: fazer cumprir a resolução do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia de 15 de janeiro de 2023 sobre o uso de medidas econômicas especiais pessoais e outras medidas restritivas (sanções)”, de acordo com o decreto presidencial que foi postado no site do gabinete presidencial ucraniano no domingo.

O documento entra em vigor no dia de sua publicação.

As sanções são aplicadas a 198 indivíduos. Eles incluem os correspondentes de guerra Semyon Pegov e Yury Kotenok, os apresentadores de TV Dmitry Gubernoyev, Ruslan Ostashko, Yevgeny Rozhkov, Boris Korchevnikov e Yekaterina Berezovskaya, os jornalistas Pavel Zarubin, Marina Akhmedova, Andrey Starikov, Anastasia Popova, Vladimir KObyakov, Maryana Naumova, Anton Stepanenko, Vadim Takmenev, Vladimir Kornilov, o blogueiro Dmitry Puchkov, o colunista Nikolay Starikov, a produtora Yana Rudkovskaya, os atores Yegor Beroyev e Evelina Blyodans, o cantor Yury Loza e o ex-governador da região de Moscou, Boris Gromov.

Junto com os russos, a lista tem cidadãos ucranianos: a jornalista e apresentadora de TV Diana Panchenko, o analista político Vasil Vakarov, o escritor Vladimir Sergiyenko, bem como o jornalista bielorrusso Grigory Azarenon e o diretor-geral do canal de televisão bielorrusso STV Alexander Osenko.

As sanções são impostas por um período de dez anos e prevêem bloqueio de contas, suspensão de passivos econômicos e financeiros, cessação de intercâmbios e cooperação culturais, proibição de entrada na Ucrânia, retirada de prêmios estatais ucranianos, entre outros.

O lote anterior de sanções foi imposto em 7 de janeiro a 117 indivíduos, incluindo o diretor de cinema russo Nikita Mikhalkov e o cantor pop Filipp Kirkorov.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: