Zelensky se diz esquecido pelo resto do mundo
O presidente ucraniano confirmou a pretensão de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mas vê dificuldades
Agência Sputnik - Em uma visita a cidade de Nikolaev, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, se encontrou com estudantes e discutiu com eles questões da atualidade, como a entrada do país na OTAN e o estado do conflito com a Rússia. Segundo o político, o resto do mundo esqueceu a sua causa depois da eclosão da guerra em Gaza.
Em sua opinião, a diminuição do auxílio ocidental à Ucrânia é "exatamente o que a Federação da Rússia estava tentando alcançar". "Lamento dizer que conseguiram o resultado que pretendiam."
O presidente ucraniano também especulou sobre a entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial para contrapor o poderio militar da União Sovética. De acordo com ele, ninguém pode prever se o país conseguirá ou não aderir ao grupo de países.
"Queremos, mas...", Zelensky se limitou a dizer.
Ainda assim, o líder da Ucrânia se mostrou irresoluto em não entrar em negociações de paz com a Rússia, pelo menos até que Moscou desmobilize suas tropas.
Nas últimas semanas Zelensky tem sido abertamente criticado pela mídia ocidental pelo fracasso de sua contraofensiva e pela sua teimosia em não sentar na mesa de negociações. Muitos dos seus assessores próximos afirmam que o presidente ainda tem "ilusões messiânicas" de vitória no conflito.
