Sabesp - Prestação de serviços e cobranças

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, presta serviços à população da região. Garante com eficiência o abastecimento de água e o tratamento de esgoto, sendo gerida pelo governo do Estado de São Paulo.

A prestação de serviços demanda cerca de 363 municípios do estado, aos quais oferece contato pelo canais de atendimento. Sua fundação ocorreu em julho de 1999, desde então atua em prol dos cidadãos.

Confira abaixo como funciona o sistema de cobrança e de pagamento das faturas. Entenda como evitar o corte de água e organize-se.

Acessibilidade dos consumidores

Para visualizar dados e contas (e demais informações), a companhia dispõe aos seus consumidores algumas plataformas de atendimento. Entretanto, para que tenham esses recursos, é necessário obter o RGI.

RGI

O RGI é o Registro Geral do Imóvel, o número que identifica os serviços prestados para determinado imóvel. Tendo em mãos o RGI, há possibilidade de verificar todas ações da empresa realizadas no endereço recentemente.

Com este dado, o usuário faz solicitações, visita portais da empresa e confere a localização da loja mais próxima. Por isso, é imprescindível garantir o RGI para todas as atividades relacionadas à Sabesp.

Agência Virtual Sabesp

A Agência Virtual Sabesp conta com um serviço automatizado e totalmente online, para auxiliar os clientes. Através do portal, consegue-se verificar as informações de cobrança, dados cadastrais, endereços de pontos de atendimento e etc. Tudo isso com comodidade e praticidade. 

O chat é outra opção para dialogar diretamente com a Sabesp. Ali o consumidor tira dúvidas e se mantém a par das tarifas cobradas. 

Sabesp Mobile - App para dispositivo móvel

O Sabesp Mobile é um dos recursos tecnológicos mais funcionais que a fornecedora concede. Pelo aplicativo no celular, o cliente dispõe de um acesso facilitado, funcional e ágil. 

As vantagens que o Sabesp Mobile oportuniza são:

  • Visualização das últimas 3 faturas;
  • Informar à empresa sobre vazamentos de água que o usuário encontra pela rua. Seja ele de esgoto ou água limpa. É possível ainda enviar até mesmo a foto do local da ocorrência;
  • Solicitar a ligamento de água para a residência (1ª ligação);
  • Verificar as manutenções da fornecedora realizadas na região e proximidades;
  • Emissão da 2ª via de conta vencida Sabesp;
  • Acompanhar a simulação de consumo de água da residência;
  • Conferir o posicionamento da Sabesp após reclamações ou informações de vazamentos enviadas anteriormente;
  • Ter auxílio sobre pagamentos, faturas em aberto e etc.

Ouvidoria - 0800 055 05 65 

O canal de atendimento da Ouvidoria deve ser cogitado após os outros contatos não surtirem o efeito esperado. Pela Ouvidoria Sabesp o cliente pode apresentar suas reclamações, sugestões e relatar suas dificuldades. 

A companhia se põe ao lado do consumidor; visa sanar seus problemas, fidelizá-lo, construir confiança e seguir as regras pré-estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Para entrar em contato, ligue 0800 055 05 65 (para todo Estado de São Paulo). O funcionamento é disponibilizado de segunda-feira à sexta-feira, 8h às 18h.

Se preferir, envie um email: [email protected].

Tarifas cobradas pela Sabesp

As tarifas cobradas pela Sabesp foram reajustadas recentemente em até 8,4%. Com isso, os valores ficaram assim:

  • O cliente residencial que utiliza 20m cúbicos, aproximadamente, paga em média R$ 8,75 por metro cúbico. Isto é, paga o mesmo valor pelo esgoto tratado. 
  • Já as tarifas direcionadas a comércios e indústrias, que consomem 20m cúbicos, ficam em torno de R$ 16,76 por metro cúbico.

Contas atrasadas, como consultar?

Através das plataformas disponíveis o consumidor pode consultar as contas atrasadas. Além de informar os pagamentos já efetuados. Ao realizar essa tarefa, ele evita o corte do serviço para sua residência, ou empresa. 

Existe a opção de parcelamento de faturas caso haja dificuldade no acerto das mesmas.

Para impedir que as cobranças vençam é possível cadastrar ainda a opção de débito automático. Assim fica mais fácil organizar as finanças e fugir do acúmulo de dívidas.

Quando a água é cortada?

O interrompimento do serviço ocorre 30 dias após a data de vencimento da fatura. Essa ação é concebida por lei, ou seja, a empresa é amparada pela justiça para cortar a água diante do atraso. 

Porém, mesmo sem a obrigação implementada pela justiça, a empresa envia comunicados sobre a suspensão antes do corte. Avisando para seu consumidor que o abastecimento está próximo de ser interrompido.

Organize sua vida financeira: faça um levantamento de serviços prestados, cobranças mensais e valores de entrada. Prepare notificações na agenda ou em seu smartphone sobre datas de vencimento. Desse modo, seu dia a dia não terá imprevistos, e os serviços continuam em funcionamento.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247