Aumento salarial INSS 2023: margem consignável expande opções financeiras para aposentados
No fim de setembro de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe novidades para seus beneficiários com o anúncio de um aumento na margem consignável
Beneficiários do INSS veem aumento da margem consignável com Aumento Salarial
No fim de setembro de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe novidades para seus beneficiários com o anúncio de um aumento na margem consignável. Esta majoração ocorre no mesmo momento em que os salários recebem reajuste, abrindo caminho para novas possibilidades de contratação de crédito consignado. Aposentados e trabalhadores podem se beneficiar com essa atualização. O prazo de pagamento estendido e descontos automáticos na conta do titular tornam o empréstimo consignado interessante para muitos aposentados. Ocorrendo um aumento salarial, automaticamente a margem consignável acompanha o movimento, o que lhe permite mais recursos financeiros.
Qual é o significado de margem consignável e Aumento Salarial no INSS?
Representando a parte da renda mensal ou da aposentadoria que pode ser comprometida com crédito consignado, a margem consignável para o aposentado ou pensionista do INSS, corresponde a 35% para empréstimos e complementarmente 5% destinados ao cartão de crédito consignado. Atuando na gestão do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) no país, alcançando mais de 34 milhões de beneficiários, a Previdência administra exclusivamente a margem consignável dos aposentados e pensionistas. É importante lembrar que outros grupos, como funcionários públicos e militares, também têm a opção de contratar o empréstimo consignado, mesmo sendo regulados por outras entidades.
Percepção do aumento da margem consignável
Com o novo acréscimo no salário mínimo, aprovado pelo governo federal em agosto de 2023, é inevitável notar os impactos na margem consignável do INSS. Com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Produto Interno Bruto (PIB) tendo um papel decisivo na decisão final do valor do salário mínimo, é notório o aumento no valor da margem consignável. Com a modificação no salário, a quantia para contratação de empréstimos consignados pelos beneficiários do INSS subiu, proporcionando uma liberação de R$49,35 a mais para cada aposentado. Isso pode acarretar em um valor extra de R$2.000,00 nas contas dos beneficiários, promovendo uma maior qualidade de vida para eles. Este avanço é um marco importante, pois expande a gama de opções financeiras para aposentados e pensionistas segurados pelo INSS. Para estar sempre por dentro das últimas notícias sobre o Instituto Nacional do Seguro Social, continue acompanhando nossas publicações em nossas redes sociais e se inscreva em nosso canal do YouTube.
