CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Parceiros

Nutrição Esportiva e a sua importância – Juliana Borges

Close-up of athletic woman adding strawberries while making fruit salad in the kitchen. (Foto: Freepik - drazen_zigic)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Com uma crescente preocupação com um melhor desempenho dos atletas, convidamos uma especialista para explicar melhor sobre a importância da Nutrição Esportiva, a nutricionista Juliana Borges.

Além de especialista em alimentação saudável e performance, Juliana é atleta de fisiculturismo, Bicampeã Brasileira na categoria Wellness em 2018 e 2019.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Juliana é muito ativa em seu perfil no Instagram (https://www.instagram.com/julianaborgez/), onde compartilha diariamente dicas e receitas saudáveis, além de informações valiosas sobre nutrição e saúde.

Quando se trata de Nutrição Esportiva, Juliana diz que é uma área que envolve desde elaborar uma dieta de acordo com as necessidades nutricionais individuais até mesmo trabalhar na prevenção de lesões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a nutricionista, um atleta, assim como todas as pessoas, tem necessidades nutricionais. No entanto, essas necessidades podem às vezes ser maiores em razão da prática mais intensa dos treinos.

Além disso, é necessário mencionar tipos distintos de necessidades: antes, durante e após o treino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já quanto às competições esportivas, geram igualmente necessidades específicas, seja na fase de preparação, performance ou recuperação.

Nesse sentido, Juliana afirma que a Nutrição Esportiva consiste, antes de tudo, em adotar uma dieta equilibrada, a fim de estar em forma e não desenvolver carências.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nutrição esportiva e alimentação

Para promover uma boa saúde e melhorar as performances dos atletas, Juliana afirma que é necessário trabalhar na ligação estreita entre nutrição esportiva e alimentação. O objetivo?

Encontrar um equilíbrio para prevenir carências nutricionais e evitar fadiga durante os exercícios.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É importante lembrar que os esportistas devem respeitar os grandes princípios da alimentação, onde, segundo a nutricionista, uma alimentação saudável significa que ela deve ser suficiente em qualidade e quantidade, e sobretudo variada.

Para tanto, ela deve garantir uma boa distribuição entre proteínas, lipídios, glicídios com uma complementação em vitaminas, minerais, fibras e oligoelementos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a nutrição esportiva é personalizada, elaborada em função dos objetivos de cada pessoa e das necessidades energéticas específicas.

A Nutrição Esportiva é só para atletas?

Perguntamos à Juliana se a Nutrição Esportiva é direcionada apenas para atletas, e a especialista afirmou que tanto os atletas de alto nível quanto os adultos ativos podem se beneficiar da Nutrição Esportiva.

Isso porque, a Nutrição Esportiva pode ajudar a alcançar diferentes objetivos, como ganhar massa magra, melhorar a composição corporal ou a performance esportiva e até perder peso.

Sendo assim, os cenários próprios a cada esporte exigem programas nutricionais diferentes.

E aqui mostra o papel relevante do nutricionista esportivo, pois trabalha a partir dos objetivos e necessidades de cada pessoa, seja ela atleta ou não.

Para finalizar, Juliana é categórica em dizer que a base de tudo está numa alimentação saudável e balanceada, e com a prática de atividades físicas regulares, isso tem reflexo direto no bem-estar e melhor saúde!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO