HOME > Parceiros

O índice de medo e ganância: como ele reflete o sentimento do mercado global

Aprenda o que é o Índice de Medo e Ganância, como são as suas aplicações na vida real e saiba como ler o Índice Global de Humor do Mercado.

Os investidores utilizam uma ampla gama de ferramentas e sinais para orientar as suas decisões e estratégias. Muitos destes instrumentos dependem das condições gerais do mercado e das atividades de outros traders, que é o que nos diz o índice de medo e ganância.

A CNN Business desenvolveu uma ferramenta técnica que hoje é usada por muitos investidores e traders. Na verdade, esta ferramenta pode impulsionar os touros e os ursos do mercado em qualquer direção, causando grande parte da volatilidade ou estabilidade do mercado.

Vamos lançar mais luz sobre o índice de medo e ganância do mercado e discutir a sua importância nos mercados globais.

O que é o Índice de Medo e Ganância?

O Índice de Medo e Ganância, também conhecido como indicador de humor do mercado, foi desenvolvido pela CNN Business para mostrar como as emoções dos traders afetam o comércio global e o cenário geral de investimento.

Por exemplo, os traders utilizam o índice de humor do mercado global para decidir se investem em ações e quanto podem negociar.

O índice destaca como o medo pode dissuadir os investidores de se envolverem no mercado, fazendo com que os preços caiam. Por outro lado, um aumento da confiança (ou ganância para obter rendimentos) pode motivar os comerciantes a aumentar os seus investimentos e a aumentar os preços.

O índice de medo/ganância mostra um número entre 0 (medo) e 100 (ganância), com uma pontuação numerada que dá aos traders uma compreensão em tempo real da evolução atual do mercado e dos sentimentos dos investidores.

Sete fatores que afetam o índice de humor do mercado

Apesar da simplicidade da leitura da pontuação de medo e ganância, ela é bastante complicada no backend. A medida considera sete indicadores diferentes e os analisa instantaneamente para fornecer resultados precisos.

- Força do preço das ações : Analisando as ações com melhor desempenho em alta de 52 semanas em relação às baixas de pior desempenho em 52 semanas na Bolsa de Valores de Nova York.

- Impulso do preço das ações : Medindo a posição do S&P 500 em relação às suas médias móveis de 125 dias .

- Amplitude dos preços de mercado : Medição dos volumes de negociação de empresas em ascensão e queda no mercado da NYSE.

- Opções de venda e compra : Análise de contratos de opções de venda e compra para medir o medo do mercado entre os investidores.

- Volatilidade do mercado : Medição do índice de volatilidade CBOE com base no indicador de média móvel de 50 dias.

- Procura de refúgio seguro : Comparar ações e títulos do tesouro em termos de procura e retornos para medir a sua eficácia.

- Demanda de junk bonds: Medindo a diferença nos rendimentos entre junk bonds e títulos com grau de investimento.

Lendo o Índice Global de Humor do Mercado

O índice de medo e ganância reflete a situação atual do mercado e como os investidores se sentem em relação à compra e venda de ações, títulos, criptomoedas e outros instrumentos financeiros.

Quando a pontuação ultrapassa 70, sugere que os investidores estão ativamente comprando e capitalizando oportunidades crescentes. No entanto, quando a leitura cai abaixo de 30, indica que os comerciantes estão a reduzir os seus investimentos devido à crescente incerteza do mercado.

Qualquer pontuação em torno do meio ou 50 refere-se a um estado neutro quando o mercado não está experimentando uma atividade consistente em uma direção.

As actualizações do mercado, os relatórios financeiros, os anúncios de notícias e as políticas do banco central podem impulsionar o índice de medo e ganância, medindo a forma como os comerciantes tomam decisões e provando a influência dos especuladores no mercado.

Aplicações na vida real do Índice de Medo e Ganância

O índice é determinado tomando a média ponderada igual entre os sete fatores para mostrar um resultado numérico, refletindo as atividades dos traders nos mercados financeiros, sejam ações, títulos, Forex ou criptomoedas.

Durante crises económicas, este indicador pode apresentar pontuações tremendamente baixas. Olhando para o histórico do índice de humor do mercado, quando a crise financeira de 2008 atingiu o mercado, o índice caiu para 12. Além disso, quando a pandemia da COVID-19 atingiu os mercados financeiros, o índice de humor do mercado de ações apresentou uma pontuação de 2.

Por outro lado, durante o último crescimento do mercado criptográfico, o índice de medo e ganância atingiu 90, referindo-se ao aumento dos investimentos dos touros, já que o BTC registrou seu preço mais alto de todos os tempos de US$ 70.000.

Conclusão

O índice de medo e ganância é uma ferramenta poderosa para compreender a atividade do mercado, medindo os sentimentos e emoções gerais dos investidores em relação à negociação de ações, moedas, títulos, etc.

O índice mostra uma pontuação numerada que varia de 0 a 100, sugerindo o quão confiantes ou dissuadidos estão os traders de atividades de investimento. A pontuação é calculada fatorando sete dados e fornecendo um número que muitos investidores usam para decidir quais medidas tomar no ambiente de mercado em constante mudança.