Perspectivas futuras: Possíveis pendências e catalisadores do DAX 40
O DAX é o índice da Alemanha, mas participa de um sistema econômico globalizado que é sensível à mudança.
O DAX 40, equivalente ao Ibovespa do Brasil, é o índice das companhias com melhor desempenho financeiro da Alemanha.O DAX vem sendo um dos mais importantes indicadores do comportamento da economia alemã desde que foi criado, no ano de 1988, e é composto por multinacionais tão importantes quanto a Daimler, a BMW, a Bayer, ou a Allianz. Num momento de grande instabilidade econômica, não só em todo o mundo como na própria Alemanha, é importante analisar quais são as possíveis tendências e catalisadores que podem ter efeito sobre o DAX no futuro. A economia alemã encontra-se em um estado de estagnação e chegou mesmo a ser comparada à economia britânica num artigo do The Economist (em inglês)... Mas será o futuro assim tão sombrio? Estas são algumas principais possíveis tendências e catalisadores do DAX:
Avanços tecnológicos
No século XXI, a ligação que existe entre os avanços tecnológicos e o comportamento das principais companhias de um país é mais evidente do que nunca. Os recentes avanços em tecnologias como a Inteligência Artificial, por exemplo, podem afetar positivamente o desempenho das várias companhias que integram o DAX. No entanto, também podem ter um efeito negativo caso multinacionais como a Deutsche Telekom ou a Infineon "percam a corrida" face a competidores externos. Por esse motivo, é interessante analisar os investimentos das companhias do DAX na área da Pesquisa e Desenvolvimento. A rápida renovação tecnológica e a constante necessidade de novos produtos e serviços fazem com que a Pesquisa e Desenvolvimento seja uma prioridade para as principais companhias alemãs.
Mudanças regulatórias
A Alemanha está habituada a ter uma das economias mais fortes do mundo, mas encontra-se na atualidade em um período pós-recessão de baixo crescimento. O fraco desempenho da economia alemã pode inspirar o Governo da Alemanha a operar algumas mudanças regulatórias que, idealmente, favorecerão as principais companhias do país (e, por consequência, o valor do DAX). Medidas protecionistas, como impostos sobre as importações, são uma das estratégias clássicas utilizadas para fortalecer a indústria de um país. Alívios fiscais para companhias têm um efeito igualmente positivo. Contudo, expetáveis regulamentações sociais e ambientais podem impactar negativamente o desempenho das companhias do DAX.
Mudanças econômicas de escala global
O DAX é o índice da Alemanha, mas participa de um sistema econômico globalizado que é sensível à mudança. Se houvesse um golpe de estado na China, por exemplo, os bens materiais importados a partir desse país ficariam mais caros e abalariam o valor das ações da Siemens e de outras companhias alemãs. É por isso que é cada vez mais difícil fazer previsões econômicas exatas! Felizmente, existem alguns catalisadores que afetam o comportamento do DAX de um modo concreto e que podem ser muito úteis para fazer previsões. Estes incluem taxas de juro nacionais e europeias, taxas de câmbio, oscilações do valor do Euro, dificuldades em supply chains internacionais, ou padrões de consumo. Estes fenômenos podem ser quantificados e, mesmo que não permitam previsões futuras exatas, são muito importantes para especular sobre o desempenho do DAX e investir com maior confiança.
