ACM Neto é a esperança de renascimento do DEM

Os Democratas se reuniram em Salvador para anunciar a pr-candidatura do lder do partido na Cmara prefeitura da capital baiana; pode ser o candidato mais importante do DEM, diz Agripino Maia;ser que o neto de Antnio Carlos Magalhes consegue reerguer o partido que mais encolhe no Brasil?

ACM Neto é a esperança de renascimento do DEM
ACM Neto é a esperança de renascimento do DEM (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – “ACM Neto poderá ser o mais importante candidato do DEM” nas eleições municipais deste ano, constatou, nesta segunda-feira, o presidente nacional do partido, senador José Agripino Maia. Abatido mais uma vez pela desmoralização do senador Demóstenes Torres, o DEM, maior vítima da criação do PSD, enxerga no neto de Antônio Carlos Magalhães um de seus último pilares, tanto que os democratas se reuniram em Salvador para solicitar que seu líder na Câmara disputasse a Prefeitura da capital baiana.

Enquanto principal candidatura do DEM, uma chapa encabeçada por ACM Neto em Salvador poderia servir inclusive de ponte para um acordo entre os democratas e o PMDB em São Paulo, reforçando a candidatura de Gabriel Chalita e enfraquecendo a pré-candidatura do tucano José Serra. Antes, contudo, os democratas teriam de se entender com o pré-candidato à prefeitura de Salvador pelo PMDB, o radialista Mário Kertész.

Considerando que o acordo vingue, resta ainda saber se ACM Neto é isso tudo mesmo que o DEM imagina. O deputado é uma das lideranças mais estridentes da oposição na Câmara e uma das vozes mais contundentes na crítica ao governo federal no Congresso Nacional. Mas será que consegue segurar um partido? Para tanto, ACM Neto precisaria, no mínimo, garantir uma capital ao DEM em outubro. E o desafio não é fácil.

Confira a cobertura do Bahia247 sobre o anúncio da pré-candidatura de ACM Neto:

Elieser Cesar_ Bahia 247 - Com a promessa de que continuará empenhado em lutar pela unidade dos partidos de oposição, o deputado federal ACM Neto lançou-se pré=candidato a prefeito de Salvador numa festa nacional do DEM, no Fiesta Hotel, na tarde hoje (dia 23). Com a decisão de ACM Neto, a campanha eleitoral no município começa a ficar polarizada com a outra pré-candidatura já posta no tabuleiro sucessório, a do deputado federal petista Nelson Pelegrino.

"Assumo a tarefa de colocar meu nome e ser candidato a prefeito de Salvador. Não posso aceitar que a omissão comprometa, cada vez mais, o futuro da nossa cidade", disse o pré-candidato democrata. Ele garantiu que o DEM não deixará, de forma nenhuma, de continuar dialogando com os demais partidos na busca por um caminho comum, por um palanque único.

O DEM realizou uma espécie de mutirão nacional do partido para apelar a ACM Neto que aceitasse a candidatura a prefeito de Salvador e veio em caravana para a capital baiana, comandada pelo presidente nacional da legenda, senador Agripino Maia e integrada por deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e líderes do partido na capital e no interior da Bahia.

"A Bahia e o DEM têm pressa para oferecer à Cidade do Salvador ACM Neto como candidato a prefeito. ACM Neto atenda ao apelo de seu partido e seja candidato a prefeito de Salvador. O DEM precisa de você. A mais importante eleição para o DEM é a de Salvador e o nosso candidato se chama ACM Neto", afirmou Agripino Maia, sem eu discurso no encontro que reuniu a juventude do DEM, mas preparado para ao lançamento da pré-candidatura democrata. Para Maia, a candidatura de ACM Neto é estratégica para a sobrevivência e para o crescimento no do DEM, desidratado nacional com as defecções de quadros que migraram para o recém-criado PSD.

Sensibilizado e esgrimindo a bandeira do legado do avô, o ex-senador e ex-governador Antonio Carlos Magalhães, que procurou ocultar na campanha de 2008, quando concorreu pela primeira vez à Prefeitura da capital baiana, ACM Neto aceitou o desafio, se dizendo mais maduro e mais bem preparado do que há quatro anos.

"Estou diante do maior desafio de minha vida. Não tenho o direito de errar, não vou errar. Eu não vou condenar o meu futuro e, por isso, não vou errar", assegurou o pré-candidato democrata. ACM Neto chorou e emocionou a numerosa platéia, ao ler uma carta que o escritor Jorge Amado escreveu, em 1969, para o então prefeito Antonio Carlos Magalhães, destacando "a paixão desatinada" de ACM "a serviço da cidade". "É esta mesma paixão que me move e me anima", acrescentou, garantindo que, se for eleito, também irá escrever "uma verdadeira história de amor por Salvador e seu povo".

Dentre os líderes nacionais do DEM, além de Agripino Maia, compareceram ao lançamento da pré-candidatura de ACM Neto os deputados federais Rodrigo Maia (RJ), David Alcolumbre (AM) Ronaldo Caiado (GO), Onyx Lorenzoni (RS) Carlos Meles (MG), Mendes Filho (SE), os paulistas Jorge Tadeu, Eli Correia e Rodrigo Garcia, os baianos Fábio Souto, Jorge Khoury e Cláudio Cajado, o ex-governador Paulo Souto, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo e o presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia. Um dado estranho foi a presença do vereador Jorge Jambeiro, do PP, o partido do prefeito João Henrique e do pré-candidato João Leão.

Confiram alguns tópicos do discurso de ACM Neto:

A pré-candidatura

Vamos construir uma candidatura competitiva e vitoriosa.

A saudade de Luís Eduardo

Há dois dias (21 de abril) completaram-se 14 anos da morte do deputado Luís Eduardo Magalhães [tio de ACM Neto. Se ele estivesse entre nós, certamente o DEM teria chegado à presidência da República.

O confronto com o PT

Se não for possível [a união das oposições ainda no primeiro turno] temos que ter a responsabilidade de impedir que uma hegemonia partidária se estabeleça.

Em busca da aliança

A partir de hoje, na condição de pré-candidato do DEM, vou procurar os dez partidos políticos com os quais estamos conversando em busca da aliança.

Perfil

Se for eleito, não vou procurar culpados, nem inventar desculpas na hora de enfrentar os problemas da cidade.

Choque de gestão

A terceira capital do Brasil não quer favor de ninguém, quer andar com as próprias pernas. Para isso, precisará de um prefeito com autoridade, legitimidade, que haja com firmeza e realize uma gestão que sirva de exemplo, modelo e referência para o Brasil inteiro.

Os dois maiores problemas

Os dois maiores problemas de Salvador, que aparecem em todas as nossas pesquisas são a saúde e a segurança. Vamos enfrentar estes dois problemas, como, por exemplo, o crack que, hoje, condena a vida de muitos jovens de Salvador.

Sem medo de ser feliz

Estou diante do maior desafio de minha vida. Não tenho direito de errar. Não vou errar.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email