CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Alves, vitorioso: "Minha família foi a mais perseguida"

Com 271 votos quando eram necessários 249 para vencer, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) tornou-se o novo presidente da Câmara dos Deputados; "A bancada do PT se manteve firme", discursou o líder do PT, Josué Guimarães, primeiro a saldar o eleito; Julio Delgado (PSB-MG) fez 165 votos, Rose de Freitas (PMDB-ES) marcou 47 e Chico Alencar (PSOL-RJ) conseguiu 11; chapa oficial foi eleita integralmente para a Mesa; PMDB passa a ter a presidência das duas casas legislativas

Alves, vitorioso: "Minha família foi a mais perseguida"
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) elegeu-se, com 271 votos, presidente da Câmara dos Deputados. Houve alto comparecimento, com a presença de 496 parlamentares. Eram necessários 249 votos para que a solução fosse encerrada em primeiro turno a favor de um dos quatro candidatos. "Eu sei o medo que eu tive de superar para chegar aqui inteiro", disse ele, em discurso emocionado. "Minha família foi a mais cassada pela ditadura militar". Ele lembrou ter onze mandatos consecutivos, com a maior votação nas últimas eleições.

O líder do PT, Josué Guimarães, foi o primeiro a saldar o presidente eleito. "A bancada do PT se manteve firme", lembrou ele. O partido firmou aliança com o PMDB pela eleição de Alves. A chapa oficial, que obedeceu à proporcionalidade das representações na Câmara, foi eleita integralmente. O deputado Rubens Buenos, do PPS, pediu, em discurso, o fim do voto secreto entre os parlamentares e, também, dos décimo-quarto e décimo-quinto salários.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O povo quer uma casa palpitante", afirmou Alves em discurso de agradecimento pela eleição. "Esse parlamento não foi feito para demorar, para enrolar, mas foi feito para debater e decidir". Ele lembrou ter sido eleito deputado federal, pela primeira vez, aos 22 anos de idade, tendo agora 42 anos de carreira política. Sublinhou, para destacar a importância da preservação da independência do Poder Legislativo, que "três mil pessoas circulam por aqui todos os dias. Quando a coisa aperta, é aqui que o povo, às nossas salas, às nossas mesas", acrescentou. Ao final, levantou-se da cadeira "em sinal de reconhecimento e respeito".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO