Após 2 anos, Suíça vai enviar ao Brasil extratos sobre campanhas de Serra

O Ministério Público da Suíça rejeitou o último recurso apresentado pela defesa do senador José Serra (PSDB-SP) e deverá enviar para o Brasil os extratos bancários referentes à movimentação financeira que teria irrigado de forma irregular as campanhas eleitorais do tucano; Serra é suspeito, junto com outros integrantes do PSDB, de receber R$ 10,8 milhões por meio de um esquema envolvendo empreiteiras que atuavam na construção do Rodoanel, em São Paulo.

Após 2 anos, Suíça vai enviar ao Brasil extratos sobre campanhas de Serra
Após 2 anos, Suíça vai enviar ao Brasil extratos sobre campanhas de Serra (Foto: (Valter Campanato/Agência Brasil)

247 - O Ministério Público da Suíça rejeitou o último recurso apresentado pela defesa do senador José Serra (PSDB-SP) e deverá enviar para o Brasil os extratos bancários referentes à movimentação financeira que teria irrigado de forma irregular as campanhas eleitorais do tucano.

Serra é suspeito, junto com outros integrantes do PSDB, de receber R$ 10,8 milhões por meio de um esquema envolvendo empreiteiras que atuavam na construção do Rodoanel, em São Paulo.

O processo sobre o envio dos extratos, que deverão indicar quem pagou e quem recebeu recursos de forma irregular, durou quase dois anos em função dos seguidos recursos protelatórios feitos pela defesa .

Segundo os advogados de Serra, o processo não faz mais sentido uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, no ano passado, a extinção da punibilidade dos crimes atribuídos ao ex-governador de São Paulo.

O Ministério Público suíço, contudo, entendeu que a decisão do STF não impede a investigação e o encaminhamento dos extratos bancários. Para as autoridades suíças, o alvo do confisco são as empresas offshore que teriam atuado no esquema.

Segundo as autoridades suíças, "os documentos são potencialmente úteis para reconstruir de maneira completa o fluxo do dinheiro relacionado a crimes cometidos depois de 2010, que não estão prescritos".

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247