CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Após avanço dos BRICS, Lula pretende negociar com Biden apoio ao Brasil no Conselho de Segurança da ONU

"Agora, vou falar com meu amigo Biden, e vou dizer a ele: 'Você pode começar a defender o Brasil'", disse o presidente

Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden e o Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Fotografia oficial. Casa Branca, Washington (EUA). 10/02/2023 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Angola sua intenção de dialogar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o respaldo à candidatura do Brasil a uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Esse movimento ocorre após a recente conquista de uma declaração conjunta favorável durante a 15ª Cúpula do Brics, onde a China, representada por Xi Jinping, se mostrou apoiadora dessa ambição, segundo reportagem da revista Exame.

Lula, que há mais de 15 anos luta pela participação do Brasil no Conselho de Segurança, declarou com otimismo: "Agora vou falar com meu amigo Biden e dizer a ele: 'Você pode começar a defender o Brasil'". O presidente brasileiro planeja discutir essa questão durante sua visita aos Estados Unidos em setembro, quando participará da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dos cinco membros históricos do Conselho de Segurança da ONU, Reino Unido, França e Rússia já demonstraram apoio à candidatura brasileira, enquanto Estados Unidos e China mantiveram posturas mais cautelosas. Lula acredita que os EUA podem reconsiderar sua posição: "Os Estados Unidos nunca disseram um não definitivo, mas também não disseram sim. Acredito que eles podem mudar, e vamos lutar por isso."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO