HOME > Poder

Após fracasso dos laptops, MEC quer tablets nas escolas

Ministrio abriu licitao para a compra de 900 mil computadores de mo antes de concluir anlise sobre o programa Um Computador por Aluno (UCA), que chegou a apenas 2% das instituies do Pas

Após fracasso dos laptops, MEC quer tablets nas escolas (Foto: Divulgação)

247 – Apenas 2% das escolas do País recebeu devidamente os equipamentos previtos pelo progama Um Computador por Aluno (UCA) do Ministério da Educação. E quando receberam, algumas instituições não conseguiram tirar proveito do material. No Centro de Ensino 10 da Ceilândia, cidade da periferia de Brasília (DF), por exemplo, a internet é muito lenta e não suporta um grande número de acessos simultâneos. Por isso as turmas precisam fazer um “rodízio” e os computadores passam a maior parte do tempo trancados dentro do armário.

Antes mesmo de avaliar essas questões e qual foi o impacto desse programa no aprendizado, o MEC abriu uma nova licitação para a compra de 900 mil tablets. Até agora, o MEC distribuiu 150 mil computadores em 386 escolas pelo UCA. O programa começou em 2005, mas só em 2009 os laptops chegaram às escolas.

O MEC diz que as duas iniciativas - laptops e tablets - são diferentes e os tablets terão utilidade distinta. Do total, a pasta deve comprar 300 mil tablets, por R$ 110 milhões.

Cada tablet custará R$ 283.

O edital, em curso no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, já tem vencedores - Positivo e Digibrás. Os equipamentos propostos serão enviados para testes no Inmetro. (Com informações do Estado de S. Paulo).