HOME > Poder

Após tensões entre Senado e STF, Pacheco e Moraes se reúnem em Brasília e viajam juntos a SP

Presidente do Congresso e ministro do Supremo dialogaram para evitar escalada do embate entre os Poderes. Viagem a São Paulo também contou com Dias Toffoli

Alexandre de Moraes (à esq.) e Rodrigo Pacheco (Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal)

247 - Após dias marcados pela tensão entre o Senado Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), viajou a São Paulo no mesmo avião dos ministros da Suprema Corte Alexandre de Moraes e Dias Toffoli nesta sexta-feira (24). 

De acordo com a colunista Thais Arbex, da CNN Brasil, "o momento é de esforços mútuos para evitar uma escalada do embate entre os Poderes". Vale destacar que, antes da viagem, Moraes e Pacheco tiveram um encontro na noite desta quinta-feira (23) na Residência Oficial do Senado, acompanhados do senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa.

A aposta de Moraes, após as conversas, é de que o Senado não deve acirrar as medidas contra o Supremo, entendendo não haver espaço para o avanço de outras pautas neste sentido na Casa. As hostilidades entre os poderes escalaram após a aprovação pelo Senado, nesta quarta-feira (22), de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), em dois turnos, que limita os poderes de ministros do STF em relação a decisões monocráticas.