Câmara arquiva processo contra Marco Maia
Aqrvuivamento ocorreu menos de 24 horas depois da entrega de representao; j a representao contra o deputado Roberto Policarpo (PT-DF), tambm feita ontem, ainda ser analisada
Evam Sena_247, em Brasília – Menos de 24 horas depois da entrega de representação contra o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a Mesa Diretora da Casa arquivou o processo contra o petista. O PPS apresentou ontem, à Corregedoria, denúncia veiculada em matéria da revista Veja sobre uma ordem de Maia à Polícia Legislativa que instruía investigação com fins políticos.
A decisão da Mesa de rejeitar a investigação contra Maia foi unânime. Já a representação contra o deputado Roberto Policarpo (PT-DF), também feita pelo PPS ontem, ainda será analisada pela Mesa. Segundo a revista Veja, Policarpo apresentou queixas contra um sem-terra, um lavador de carro e um vigilante na Polícia Legislativa da Câmara por “chantagem”.
Os três são filiado ao PT e trabalharam na campanha de Policarpo no ano passado. Eles são testemunhas em um inquérito no Ministério Público contra o deputado do DF, acusado de compra de votos. Em entrevista a Veja, o sem-terra Francisco Manoel do Carmo contou que recebeu R$ 4 mil de Policarpo para alugar um ônibus e levar trabalhadores rurais para votar no petista.
Em troca do silêncio dos ex-cabos eleitorais, Policarpo teria prometido empregos e advogados. Diante da recusa em cumprir sua promessa, os três teriam ameaçado o deputado a contar o que sabiam. Policarpo teria feito queixa à Política Legislativa, que intimou e interrogou o grupo.
Marco Maia negou ontem que foi informado sobre a investigação da Política Legislativa e afirmou a autonomia da política. “Foi acatada a inépcia da representação contra Marco Maia, pois ficou claro que ele não sabia de nada. Mas o restante, que diz respeito a Policarpo, deve continuar. Temos que apurar a função da Polícia aqui da Casa”, disse quarto-secretário da Câmara, deputado Júlio Delgado (PSB-MG).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: