Campos, fortalecido, já recebe primeiros disparos

O governador de Pernambuco tem cara de presidencivel, age como tal e seu partido, o PSB, que j mostrou fora na disputa do TCU, tem um plano ambicioso para as eleies municipais. Resultado: ele comea a ser alvejado pelos adversrios

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Pernambuco é hoje um dos estados que mais crescem no País. Seu governador, Eduardo Campos, tem quase 90% de aprovação local e é também admirado por empresários, como Cledorvino Bellini, da Fiat, que escolheu a cidade de Goiana, na fronteira com a Paraíba, para o maior projeto da montadora no Brasil. Campos tem cara de presidenciável e se move como presidenciável. O resultado de toda essa movimentação é natural: o presidente nacional do PSB já entrou na alça de mira dos adversários. Reportagem publicada hoje na Folha de S. Paulo aponta que o governador de Pernambuco e sua mãe, a deputada federal Ana Arraes, já pagaram R$ 300 mil em verbas públicas a uma locadora de automóveis pertencente a uma filiada do PSB.

O governador pernambucano hoje é visado porque se transformou num nome nacional. Seu partido foi o grande vencedor na disputa para a mais recente vaga no TCU, elegendo Ana Arraes, contra o também governista Aldo Rebelo. E Campos, embora aliado do PT no plano federal, também mantém pontes com o PSDB, em estados importantes como Minas e Paraná.

Graças a essa capacidade de agregar, ele já é visto por muitos como uma alternativa presidencial mais forte do que o senador Aécio Neves – na fila da política brasileira, Dilma seria a primeira alternativa para 2014, Lula a segunda e Campos a terceira. Para dar impulso às ambições nacionais de Campos, o PSB também estrutura um ambicioso plano para as eleições municipais de 2012, que prevê multiplicar a quantidade de prefeitos da legenda no país. Em alguns estados, como o Mato Grosso, o plano é multiplicar por 10 o número de prefeitos.

O PSB conta com quatro prefeituras em Mato Grosso e articula candidatura própria em 60 municípios, inclusive na capital, Cuiabá. O plano é conseguir eleger pelo menos 40 prefeitos e outros 40 vice-prefeitos, o que garantiria o partido em 80 dos 125 municípios do estado, segundo o deputado federal Valternir Pereira presidente estadual do partido. No Piauí, só para dar outro exemplo, a meta é elevar o numero atual de 40 prefeitos para 80. E as ambições do PSB, que já foi o partido que mais cresceu nas eleições federais do ano passado, se repetem em todos os estados. Portanto, Eduardo Campos que se acostume a frequentar o noticiário político dos jornais de alcance nacional.

Locação de veículos

De acordo com a reportagem da Folha, a sócia majoritária da empresa de locação de veículos, Renata Ferreira, é filiada ao partido e tem emprego, como terceirizada, no Ministério de Ciência e Tecnologia – além disso, seu pai trabalha no gabinete de Ana Arraes desde 2007. Renata Ferreira resolveu entrar no partido em outubro de 2009, uma semana depois de ter vencido uma licitação para fornecer automóveis para a representação do governo pernambucano em Brasília, registra a reportagem.

Além de Campos e sua mãe, outros três deputados pagam para ter um carro: Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), Keiko Ota (PSB-SP) e Gastão Vieira (PMDB-MA), recém-empossado ministro do Turismo. O alvo, no entanto, é o governador pernambucano.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247