HOME > Poder

Capiberibe pode tomar posse no Senado, diz STF

Joo Capiberibe, adversrio do presidente do Senado, Jos Sarney, ficou em segundo lugar nas eleies do ano passado, mas teve o registro de candidatura negado com base na Lei da Ficha Limpa

Capiberibe pode tomar posse no Senado, diz STF (Foto: J. Freitas)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

247 - O Supremo Tribunal Federal confirmou hoje o direito de João Capiberibe (PSB-AP) de tomar posse como senador ao recursar, por unanimidade, recurso proposto pelo senador Gilvan Borges (PMDB). O ministro relator do recurso, Luiz Fux, já havia concedido liminar a Capiberide.

João Capiberibe, adversário do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), obteve 130.411 votos nas eleições do ano passado, ficando em segundo lugar. Ele não foi diplomado, porém, pois teve o registro de sua candidatura no ano passado negada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Capiberibe foi condenado por compra de votos, em 2004, e perdeu o mandato de senador na época.

Em seu lugar, assumiu Gilvan Borges, afilhado de Sarney, que ficou em terceiro lugar. Luiz Fux já tinha concedido liminar a Capiberibe, depois que o próprio STF decidiu, em março deste ano, que a Lei da Ficha Limpa não valeu para as eleições de 2010. Os ministros concordaram que a decisão deve ser comunicada imediatamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...