CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Celso Amorim sobre eleição de Biden: “não há a menor dúvida que é uma vitória da democracia”

Chanceler durante o governo Lula, embaixador Celso Amorim avalia que a vitória de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos “é uma vitória da democracia, por mais imperfeita que ela seja”. Assista na TV 247

Celso Amorim, Donald Trump e Joe Biden (Foto: ABr | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores durante o governo do ex-presidente Lula, avaliou, em entrevista à TV 247, a derrota de Donald Trump e eleição do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos como “uma vitória da democracia”.

“Não há a menor dúvida que é uma vitória da democracia, por mais imperfeita que ela seja”, declarou, fazendo referência ao perfil conservador e até alinhado à direita de Biden. “Agora vamos continuar a defender nossos interesses, mas dentro de um padrão civilizatório”, observou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para ele, “a derrota de Trump já é algo muito importante, porque é não só o ídolo de Bolsonaro, mas de vários [líderes políticos]. Ele acaba sendo um modelo para determinado tipo de comportamento que evoca o que há de pior no ser humano”.

A respeito de um debate feito pela esquerda de que não haveria diferença entre Trump e Biden, Celso Amorim voltou a discordar com veemência, como já havia destacado anteriormente. “Não é a mesma coisa. Falam em nuance. Nuance importa muito, pode representar milhares de vidas”, disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Amorim acredita que a futura política ambiental de Biden pode ser “uma pressão bem-vinda” para o Brasil, onde o governo Bolsonaro despreza a preservação da Amazônia e outros biomas. E critica o discurso de Bolsonaro contra Biden de que o País tem direito de fazer o que quiser com as reservas ambientais. “Soberania não é poder queimar a Amazônia, falar bem do estupro, isso é distorção”.

O ex-chanceler prevê, no entanto, que o ‘trumpismo’ ou a extrema direita não acabou. “A influência dele vai diminuir, mas a extrema direita vai continuar”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO