Celso de Mello poderá presidir julgamento do mensalão
Com Ayres Britto aposentado, designação do ministro como presidente temporário pode deixar Joaquim Barbosa livre na relatoria para lidar com o revisor Lewandowski no plenário; novos embates se anunciam
247 – O STF parece ter encontrado a solução para manter o ministro Joaquim Barbosa na relatoria do caso, com a designação de Celso de Mello para a presidência temporária da instituição. O ministro votou pela condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino, do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e de outros oito acusados por formação de quadrilha. Leia na coluna de Claudio Humberto:
STF: Celso de Mello poderá presidir o julgamento
Ministros do Supremo Tribunal Federal articulam a designação do ministro Celso de Mello, decano da Corte, para presidir as sessões de julgamento do mensalão, em razão da aposentadoria do ministro presidente Carlos Ayres Britto. Seria a solução para a decisão do ministro Joaquim Barbosa de não abandonar a relatoria do caso, mesmo com sua posse na presidência do STF, a partir do dia 22.
Complicação
O próprio Joaquim Barbosa já admitiu que ficaria complicado exercer a relatoria do caso do mensalão e presidir as sessões simultaneamente.
Embate
Com Celso de Mello na presidência do julgamento, Joaquim Barbosa ficará à vontade para lidar com o revisor Lewandowski no plenário.
Homenagem
Celso de Mello cogita antecipar a aposentadoria para o início de 2013, e presidir o julgamento do mensalão seria uma homenagem a ele.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: