CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Centrão quer prévias para barrar reeleição de Maia

Partidos que formam o chamado "centrão" se prepararam para entrar numa guera jurídica para impedir que o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), seja candidato à reeleição ao cargo; bloco que reúne PP, PR, PSD, PTB, PRB, entre outros, argumentam que Maia tenta manobra ilegal para continuar no poder por mais dois anos; "Está escrito que não pode ter recondução, independentemente se é ou não mandato-tampão", afirma o líder do PTB, Jovair Arantes, pré-candidato a presidente; racha na base aliada poderá afetar a votação da agenda econômica do presidente Michel Temer, sobretudo a reforma da Previdência

Partidos que formam o chamado "centrão" se prepararam para entrar numa guera jurídica para impedir que o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), seja candidato à reeleição ao cargo; bloco que reúne PP, PR, PSD, PTB, PRB, entre outros, argumentam que Maia tenta manobra ilegal para continuar no poder por mais dois anos; "Está escrito que não pode ter recondução, independentemente se é ou não mandato-tampão", afirma o líder do PTB, Jovair Arantes, pré-candidato a presidente; racha na base aliada poderá afetar a votação da agenda econômica do presidente Michel Temer, sobretudo a reforma da Previdência (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Partidos que formam o chamado "centrão" se prepararam para entrar numa guera jurídica para impedir que o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), seja candidato à reeleição ao cargo. 

O centrão inclui PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL. Essas siglas, cujo candidato a presidente da Câmara, Rogério Rosso (PSD), foi derrotado por Maia em julho, argumentam que Maia tenta manobra ilegal para continuar no poder por mais dois anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"É um casuísmo como experimentado na época da revolução [ditadura militar], quando se trocava de regra a toda hora, de acordo com o interesse do mandatário de plantão. Tem que ter regularidade democrática, não dá para virar a mesa aos 40 minutos do segundo tempo", diz Jovair Arantes (GO), líder do PTB e pré-candidato ao posto.

O mal estar na base aliada poderá afetar a votação da agenda econômica do presidente Michel Temer, sobretudo a reforma da Previdência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O "centrão", que reúne cerca de 200 dos 513 deputados, frisa a disposição constitucional que proíbe a candidatura do presidente da Câmara a um mandato consecutivo.

Maia, por outro lado, busca pareceres jurídicos que sustentem a tese de que a vedação se dá àqueles eleitos para dois anos de mandato. Ele foi eleito para um mandato-tampão de seis meses e meio. "Está escrito que não pode ter recondução, independentemente se é ou não mandato-tampão", reforça Jovair.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além de Jovair e Rosso, o "centrão" tem como pré-candidatos os deputados Giacobo (PR-PR) e Beto Mansur (PRB-SP), entre outros.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO