HOME > Poder

Com chances de Bolsonaro se tornar inelegível, Centrão já coloca nome de Tarcísio na disputa presidencial de 2026

Assunto foi discutido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pelo ex-ministro do governo Bolsonaro e presidente do PP, Ciro Nogueira, e pelo senador Flávio Bolsonaro

Tarcísio Freitas e Bolsonaro (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)

247 - Aliados de Jair Bolsonaro (PL) já discutem quem irá sucedê-lo como candidato da direita em 2026, caso o ex-mandatário seja declarado inelegível pela Justiça Eleitoral. Segundo a coluna do jornalista Bruno Boghossian, da Folha de S. Paulo, o assunto foi discutido abertamente pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pelo ex-ministro do governo Bolsonaro e presidente do PP, Ciro Nogueira, e pelo senador Flávio Bolsonaro (PL).

“Os três pareciam ter combinado o discurso. Na GloboNews, Valdemar protestou por alguns segundos contra um possível veto a Bolsonaro na eleição, mas logo desfiou nomes que podem substituí-lo na urna. Nogueira seguiu o mesmo roteiro em entrevista ao Valor Econômico, assim como Flávio no jornal O Globo”, destaca a reportagem. 

>>> Bolsonaro acredita que será preso e carimbado como "ex-presidiário"

Ainda conforme o jornalista, a movimentação tem girado em torno da possibilidade do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ser o candidato da direita à Presidência da República em 2026. 

“A ideia é somar o núcleo de Bolsonaro (PL, PP e Republicanos) ao PSD (aliado de Tarcísio) e ao MDB (que quer apoio do grupo na capital paulista). Na prática, portanto, a candidatura pode ameaçar a estabilidade da coalizão de Lula até 2026”, finaliza Boghossian.

Ao todo, Jair Bolsonaro responde a 16 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que podem torná-lo inelegível. Ele também é investigado no âmbito dos inquéritos das fake news, das milícias digitais, dos terroristas de 8 de janeiro e do que apura uma suposta interferência indevida na Polícia Federal.